Integração Cielo

Como integrar sua loja com o adquirente Cielo

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Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

A Vnda possui integração com a Cielo para pagamentos com cartão de crédito. Essa integração possui quatro etapas principais:

  1. Credenciamento: contrato entre a loja e a Cielo. A loja realiza o cadastro diretamente com a Cielo, e espera a confirmação do cadastro (normalmente dois dias úteis).

  2. Ativação: integração entre as plataformas Cielo e Vnda. Para realizar a ativação é preciso das credenciais geradas na etapa de credenciamento.

  3. URL de notificação: solicitação de cadastro da URL de notificação com a Cielo. A URL de notificação é utilizada para garantir uma melhor comunicação entre as plataformas, como evitar pedidos gerados em apenas uma plataforma.

  4. Parcelamento: etapa de cadastro das taxas e opções de parcelamento que ficarão disponíveis para os clientes.

No final das três etapas recomendamos que você faça uma validação da integração.

⚠️ Pontos de atenção:

  • Antes de iniciar sua integração, certifique-se de conferir as taxas sobre transações realizadas via cartão de crédito da Cielo.

  • Esse adquirente não possui mensalidade ou taxa de instalação, mas possui um custo extra para seu sistema antifraude.

  • A Cielo não possui confirmação automática de pagamento. A Confirmação pode ser feita manualmente via Admin ou através da Clearsale.

  • A integração de pagamentos com a Cielo não suporta split de pagamentos.


Credenciamento

O credenciamento com a Cielo pode ser realizado via telefone, e-mail ou pelo portal. Escolha entre as opções disponíveis como deseja cadastrar:

  • Via telefone: pelo número 4002 5472 (válido para todas as localidades), e o número 0800 570 8472 (exceto capitais e chamadas por celular).

  • Via portal Cielo: acessando o link de cadastro e preenchendo o formulário de cadastro.

  • Via e-mail: pelo endereço eletrônico cieloecommerce@cielo.com.br. Para facilitar o credenciamento via email, coloque no assunto “Contratação de Serviço API 3.0 Cielo E-commerce”.

Para o cadastro, você precisará informar os dados da loja e qual serviço deseja contratar. Na tabela abaixo você confere as informações que você precisará ter em mãos para solicitar o credenciamento:

Serviço a ser contratado: API 3.0 Cielo E-commerce

Endereço URL da loja:

Nome completo dos proprietários da empresa:

Cadastro de pessoa física (CPF) dos proprietários da empresa:

Data de nascimento dos proprietários da empresa:

Nome e e-mail de contato:

Razão social:

Nome fantasia:

Ramo da atividade:

Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ):

Endereço completo: (logradouro, bairro, CEP, cidade e estado)

Telefone com o código de área:

Dados bancários da conta jurídica: (nome do banco, agência e conta)

🚩 No caso do cadastro via e-mail, envie todas as informações que estão na tabela e não utilize pontos ou traços no CNPJ e dados bancários.

Depois da solicitação de credenciamento junto a Cielo, espere a confirmação do cadastro para seguir para a ativação da integração. Você receberá a confirmação do cadastro em até dois dias úteis por um e-mail de boas-vindas. A Cielo enviará no e-mail suas credenciais de ativação: Merchant ID e Merchant Key.

Com o cadastro pronto você também pode consultar as credenciais de ativação no portal minha conta da Cielo. Consulte acessando a área de Credenciais da API Ecommerce Cielo.

Pelo portal minha conta da Cielo você também pode conferir as taxas de transação que sua loja possui com o adquirente.

Caso tenha problemas na etapa de credenciamento, entre em contato com o suporte da Cielo. Lembre-se de informar ao suporte que o assunto é sobre o credenciamento da API de Ecommerce.


Ativando a integração

Após o recebimento das credenciais Merchant ID e Merchant Key você já pode ativar a integração em Vnda. Para ativar:

  1. Acesse o Admin;

  2. Acesse ⚙️ Configurações;

  3. Clique em Cartão de crédito na seção Pagamentos;

  4. Clique no botão de três pontos à direita da Cielo;

  5. Selecione Editar os dados;

  6. Preencha os campos:

    • Ambiente: selecione Produção;

    • Cielo v3 merchant: preencha com o Merchand ID;

    • Cielo v3 merchant key: preencha com o Merchant Key;

    • Bandeiras aceitas: selecione as bandeiras de cartão que deseja. Lembre-se que as bandeiras selecionadas devem ser as mesmas suportadas pelo adquirente;

    • Descrição na fatura: insira o nome da loja;

    • Cancelamento automático: selecione a caixa de seleção ☑ para ativar o cancelamento automático de um pedido pelo adquirente. Nesse caso, se a Cielo reprovar o pagamento por antifraude, o pedido é cancelado automaticamente em Vnda;

  7. Clique em Enviar;

  8. Confira se as alterações foram salvas e clique em Fechar;

  9. Clique no botão de três pontos à direita da Cielo;

  10. Selecione Habilitar este meio de pagamento.


URL de notificação

Essa etapa é uma etapa de homologação de comunicação entre os sistemas. O cadastro é feito via e-mail, para isso:

  • Envie um e-mail para o endereço cieloecommerce@cielo.com.br;

  • O assunto do e-mail deve ser: Cadastro de URL de notificação.

  • Escreva no corpo da mensagem a mensagem:

Gostaria de cadastrar a URL de Notificação da minha loja.

Dados da loja:

Nome: [razão social]

Número estabelecimento: [número disponível no e-mail de boas-vindas ou no painel do cliente]

⚠️ Não esqueça de substituir os campos acima pelos dados da sua loja.


Parcelamento

Depois da ativação, você pode configurar as opções de parcelamento da loja. Essa etapa é para cadastro das condições de venda por cartão de crédito que sua loja disponibilizará para os clientes.

As taxas e parcelas que você configura aqui são diferentes das taxas que foram acordadas com a Cielo. Para configurar o parcelamento consulte o artigo Configurações de parcelamento.


Validação

No final das etapas de integração é importante que você faça um pedido teste para validar se a integração foi concluída com sucesso. Para isso:

  1. Gere um pedido na loja com pagamento via Cartão de Crédito;

  2. Abra o painel de Controle da Cielo e confira se o pedido foi recebido;

  3. Confira o pedido no gerenciador de pedidos do Admin Vnda;

  4. Cancele o pedido.

Caso o pedido não tenha ficado disponível no painel da Cielo (passo 2) ou no Admin Vnda (passo 3), entre em contato com o Time Vnda pelo e-mail ajuda@vnda.com.br.


Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

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