Cadastro de banners

Neste artigo você vai aprender como criar, ativar, desativar, excluir e alterar a ordem dos banners 🎞️

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

Os banners podem ter diversas utilizações dentro do seu site mas eles são, principalmente, as imagens que vemos:

Neste artigo, vamos pontuar as seguintes orientações sobre a gestão dos seus banners:

🚩 Importante! Antes de realizar a importação das fotos, certifique-se de que elas estão em 72dpi e que foram comprimidas (redução de peso). Para isso, sugerimos os aplicativos tinypng.com e jpegmini.com.

Além disso, recomendarmos um peso máximos de 1Mb para as imagens dos banners.

Como criar um novo banner ✏️

Para adicionar um novo banner, acesse o admin e vá na aba Banners depois clique em adicionar banner no canto superior direito do painel representado pelo ícone (+).

Nessa parte você preenche os campos da seguinte maneira:

  • Nome: campo de organização interna, ou seja, não aparecerá para o usuário do seu site, então você pode preencher como ficar melhor para localizar esse banner depois.

  • Título, Subtítulo e Descrição: estes devem ser preenchidos de acordo com a sua documentação ou orientação de cadastro. Caso você não saiba onde localizar essas informações, consulte a nossa equipe pelo ajuda@vnda.com.br.

  • URL: você indica para onde banner deve direcionar caso seja clicado. Se você quiser direcionar para uma página do seu site basta adicionar /p/nome-da-pagina, agora se for direcionar para uma tag de produto, insira /nome-da-tag. Se você quer direcionar para uma página fora do site, insira a URL inteira dessa página, Neste caso, sugerimos que você deixe marcada a opção Externo. Assim, quando o cliente clicar, abrirá uma nova aba.

  • Posição: é o que vai definir onde vai ficar o banner. Por isso, é importante preencher com a posição correta de acordo com as orientações de cadastro da sua loja. Se a posição correta não aparece entre as opções já cadastradas, veja mais abaixo como criar uma nova posição.

Para que fique com as configurações corretas, o banner deverá seguir as medidas indicadas nas imagens de marcação ou na documentação da loja. Caso você não saiba onde localizar essas informações, consulte a nossa equipe pelo ajuda@vnda.com.br.

Como criar uma nova posição de banner 🕵️

Se a posição indicada nas orientações de cadastro não existir entre as opções já cadastradas, digite a posição correta no campo de Adicionar nova posição logo abaixo do campo posição e pronto! ✨

Como alterar um banner já criado ✍️

As vezes precisamos alterar algo em nossos banners, como imagens, texto ou até mesmo a URL de direcionamento. Veja nos tópicos abaixo como realizar cada uma dessas alterações.

Alterando as imagens dos banners

Para alterar a imagem de um banner que já foi criado, basta selecionar banner desejado e então fazer o upload da nova imagem. 🚩Atente-se a manter as medidas da nova imagem conforme a documentação da sua loja.

Alterando o título e descrição dos banners

Para alterar o banner, basta selecioná-lo e alterar os textos do campo Título ou Descrição. 🚩Atente-se se a sua loja tem orientações específicas para o cadastro do campo Descrição.

Alterando o direcionamento do banner

Como falamos anteriormente, o direcionamento do banner é definido no campo URL do cadastro. Existem diferentes maneiras de fazer esse direcionamento, entenda mais:

  • Se você quiser direcionar o banner para um grupo de produtos, cadastre no campo de URL /nome-da-tag. Exemplo: para direcionar para a listagem dos produtos com a tag sale cadastre /sale.

  • Se você quiser direcionar para alguma página que não seja por tag, como páginas institucionais, cadastre no campo de URL /p/nome-da-pagina. Exemplo: para direcionar para a página nomedaloja.com.br/p/sobre cadastre no campo URL /p/sobre.

  • Se você quiser direcionar para alguma página de produto, cadastre no campo no campo de URL /produto/nome-do-produto. Exemplo: para direcionar para a página nomedaloja.com.br/produto/produto-teste-43 cadastre no campo URL /produto/produto-teste-43.

  • Se quiser direcionar para uma URL externa, cadastre no campo de URL ela completa. Exemplo: para direcionar para o site da Vnda, insira https://www.vnda.com.br/. É importante também marcar o campo de Externo para que abra em uma nova página.

🚩Atente-se! A sua loja pode ter orientações específicas para esse cadastro, consulte a sua documentação!

Como ativar ou desativar um banner ⏯️

Para determinarmos se o banner está ativo ou desativo utilizamos o campo Período de Validade. O campo Início sempre será a data de criação do banner, veja como utilizar o campo Fim:

  • Se colocar com uma data final passada, ele ficará desativado.

  • Se colocar com uma data futura, estará ativo.

  • Se quiser que o banner fique ativo por um período indeterminado, deixe selecionado o campo Não expira.

  • Se quiser que ele fique ativo durante um tempo determinado, basta inserir as datas nos campos correspondentes e não marcar a caixa de Não expira.

Como excluir ou duplicar um banner

Acesse o admin e vá na aba Banners, na listagem de todos os banners, assim que você passar o mouse na linha do respectivo banner, abrirá as opções de duplicar, editar e excluir. A opção de duplicar serve para que você crie uma cópia exatamente igual ao banner, no editar você abre as configurações para realizar a edição e excluir serve para excluir permanentemente o banner.

Como reordenar os banners 🔁

No admin, acesse a aba Banners e clique no botão Reordenar banners. Você será redirecionado para uma página onde os banners estão separados pela posições cadastradas, aqui você deve reordenar dentro de cada posição como desejar.


Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?