Leia esse artigo e entenda como cadastrar os produtos do seu e-commerce por planilha. Isso é ideal para quando você precisa cadastrar muitos produtos de uma vez só, ou quando precisar atualizar uma informação em massa no cadastro dos produtos.
Clique no botão abaixo e confira a planilha modelo. As colunas devem ser preenchidas de acordo com os títulos da primeira linha (estas não devem sofrer alterações):
__________________________________________________________________
Como preencher a planilha de produtos
Para começar, preencheremos os campos considerados mais intuitivos, são eles:
Nome: Preencher o nome do produto como deverá ser visto pelo consumidor.
Não alterar as informações contidas na primeira linha (menu) e não formatar a planilha (não mesclar células, não inserir ou excluir colunas, etc) pois do contrário a plataforma não aceita a importação.
Atributos: atributos são as características do produto que o cliente precisa escolher para poder finalizar a compra.
Ex: se a sua loja vende roupas, o cliente precisa escolher o tamanho da peça para poder finalizar a compra. Portanto, tamanho será um atributo. Se você vende eletroeletrônicos e o cliente precisar escolher a voltagem para finalizar a compra, voltagem será um atributo.
Você possui até 3 espaços de atributos. Exemplo: cor, tamanho e acabamento.
Variante: A variante é uma informação que aparece apenas no carrinho para o seu cliente e o seu objetivo é informar sobre os atributos do produto selecionados. Sendo assim, ela compila os atributos.
Exemplo: Marrom - P - Sem Pauta.
Quantidade: Preencher com a quantidade em estoque físico do produto.
Preço: Preencher com o preço de cada peça. Não inserir cifrão R$ e usar ponto ao invés de vírgula. Exemplo: se o preço for R$180,50 preencher 180.50.
Peso: Preencher com o peso do produto, em quilos. Não adicionar kg e usar ponto ao invés de vírgula. Exemplos:
* Se o peso do produto for 15,5kg inserir 15.5
* Se o peso do produto for 100 gramas, inserir 0.100
Tamanhos (Largura, Comprimento e Altura): Preencher com as medidas referentes ao produto embalado, em centímetros (sem adicionar cm e usando ponto ao invés de vírgula). Essa informação é usada para o cálculo do frete, por isso, não insira o tamanho da peça em si e sim a medida do produto embalado para envio.
Agora chegou a hora de preenchermos os campos que precisam de um pouco mais de atenção, pois é a partir deles que o produto será integrado à plataforma. São eles:
Referência: Cada referência será uma página de produto. No caso de haver variações de um mesmo produto, como por exemplo, tamanhos diferentes, você deve preencher cada tamanho em uma linha diferente e manter a mesma referência. Aqui é MUITO IMPORTANTE ressaltar que estas referências não iniciem com 0, pois na leitura da coluna, pode acontecer da plataforma ignorar os produtos com "zero à esquerda". Outra forma de prevenir isso é adicionar letras na referência, assim a plataforma não terá problemas em ler uma referência do tipo "002A", por exemplo, pois ela entende que não é apenas uma numeração.
Em linhas gerais, dê preferência para códigos somente em alfanumérico, ou seja, evite barras, hífens e demais pontuações.
SKU: O termo significa "Unidade de Manutenção de Estoque" e é o que diferencia as variações de um mesmo produto. Ou seja, seguindo o exemplo usado acima, se um produto está disponível nos tamanhos P, M e G, você deverá inserir 3 linhas com a mesma referência, o mesmo nome, porém cada um com o seu SKU e sua variante. Exemplos:
Ref: 0001A; SKU: 01xp; Nome: Blusa branca; Variante: P
Ref: 0001A; SKU: 02xp; Nome: Blusa branca; Variante: M
Ref: 0001A; SKU: 03xp; Nome: Blusa branca; Variante: G
*A regra sobre iniciar com 0, alfanuméricos ou utilizar letras no código vale para os SKUs também.
Caso você ainda esteja com dúvidas sobre a diferença entre esses termos, confira mais detalhes nesse artigo: Referências e SKUs.
Tags: Inserir todas as categorias nas quais o produto deverá ser mostrado. Por exemplo: o produto "escrivaninha" pode receber as tags "móveis", "escritório" e "escrivaninha". Essas tags devem ser separadas por vírgula, exemplo: moveis,escritorio,escrivaninha.
A tag serve para definir os agrupamentos/categorias. Tags com mais de uma palavra devem ser separadas por traço. Exemplo: a categoria Trench Coat deve ser cadastrada como trench-coat.
**Se a sua loja for um marketplace, insira também uma tag com o nome da marca daquele produto. (ex: vestido, produtos, loja-xxxx)
Mais informações sobre tags você encontra no artigo: Como criar e gerenciar tags.
Código de Barras (GTIN): mediante liberação do campo em configurações no admin. Clique aqui para saber mais
Dica:
Sugerimos que você preencha a planilha pelo próprio link ao invés de fazer o download e abrir no seu desktop. Dessa forma, conseguimos acompanhar o seu preenchimento e orientar quaisquer dúvidas.
🚩 No link do Google Sheets, o download em CSV sempre virá no formato aceito pelo admin da vnda (CSV com vírgula). Já no Excel, comumente o formato CSV vem com ponto e vírgula, de forma que dará erro na hora de fazer a importação.
Para importar a planilha para o painel Admin, ela precisa estar com a formatação exatamente igual como foi enviada para você pela equipe Vnda. Portanto, não formate a planilha (não mesclar células, não colorir, não excluir ou inserir novas colunas, não mudar a fonte, etc), nem altere os textos do menu. Do contrário, você não conseguirá fazer a importação.
__________________________________________________________________
Agora que sua planilha está pronta, chegou a hora de importá-la para a plataforma Vnda, você pode ver como fazer isso através do tutorial:
Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo. Basta clicar nas carinhas abaixo.
Até a próxima!