Os pedidos podem possuir os seguintes status Recebido, Confirmado, Enviado, Entregue ou Cancelado.
A atualização do status após o recebimento, deve ser feita por você*, dentro da página do pedido no Admin.

*Caso tenha sido contratado o serviço antifraude da Stone ou da Clearsale, a aprovação ocorre automaticamente.

Abaixo seguem maiores detalhes de cada etapa:

  • Pedido Recebido:

Assim que a compra é finalizada pelo consumidor no site, é gerado um pedido recebido no admin. Automaticamente, é então disparado para o consumidor um email de pedido recebido. 

A cor de pedido recebido é azul. Significa que, em pagamentos com cartão, o cartão de crédito possui limite para essa venda e que os dados inseridos no momento da compra estão corretos. Nesse momento (ainda não confirmado) o valor está apenas reservado no cartão de crédito.

Abaixo um exemplo:

  • Pedido Confirmado:

No momento em que o recebimento do pagamento por boleto, cartão de crédito ou por depósito for comprovado, o pedido pode ser então confirmado pelo gestor da plataforma de ecommerce no admin Vnda. Neste momento, o cliente recebe um email sinalizando a confirmação da compra.

Após a confirmação, a cor do pedido muda de azul para verde. Somente neste momento, se o pagamento for cartão, é que é debitado o valor no cartão do cliente.

Importante: 

  • Se você tiver contratado o serviço de antifraude com confirmação automática com a adquirente de pagamento, não precisará confirmar os pedidos de cartão de crédito. Os pedidos por boleto continuam tendo a confirmação manual pelo admin Vnda.
  • Os pedidos de cartão de crédito são cancelados automaticamente pela operadora do cartão após 5 dias. Por isso, atente para que a aprovação seja feita sempre dentro deste prazo.
  • Os boletos pagos ficarão com o preço em preto, porém a linha ainda estará da cor azul. 

Abaixo um exemplo de pedido confirmado sem estar pago - valor em cinza (errado):

Agora um exemplo de pedido pago e confirmado - valor em preto (correto):

  • Pedido Enviado: 

Quando o pedido for enviado pela loja para o consumidor, clique em Enviar para que o status do pedido seja alterado para Enviado. A partir deste momento, fica disponível também o botão de tracking code (imagem 1) onde você deve inserir o código de rastreamento para acompanhamento do envio e Salvar (imagem 2).
Neste momento, o cliente recebe um email sinalizando o envio do pedido com o código.

  • Pedido Entregue:

Assim que for detectado que o pedido foi entregue ao cliente, clique em Entregar para o status do pedido pode ser então alterado para entregue. O cliente receberá um email sinalizando a finalização da compra.

  • Pedido Cancelado:

Caso o pedido não possa ser entregue, ele deverá ser cancelado. Neste caso, as quantidades dos produtos voltam para o estoque e o cliente recebe um email sinalizando o cancelamento da compra.

Nesse caso, a cor do pedido será vermelha.

No caso de um pedido não ser confirmado no período estipulado, o pedido também será cancelado automaticamente.

Para cancelar o pedido, abra-o e localize no canto superior direito um botão vermelho de cancelamento. Após clicar no botão, o pedido será cancelado.

Lojas com opção de Retirar na loja

Se a sua loja tiver opção de retirar na loja, você seguirá as mesmas etapas acima do fluxo de pedido (recebido, confirmado, enviado, entregue).
O que muda é que quando clicar em Enviar, o transacional enviado não será o de pedido-enviado e sim o de pedido-retirar e quando clicar em Entregar, o transacional enviado não será o de pedido-entregue, mas sim o de pedido-retirado.

  • pedido-retirar: quando o produto estiver pronto para ser retirado você atualiza o status do pedido para Enviar. Nesse momento será enviado o transacional de pedido-retirar indicando que o cliente já pode efetuar a retirada do produto na loja.  
  • pedido-retirado: quando o cliente retirar o pedido na loja, você atualiza o status do pedido no admin para Entregue. Nesse momento é enviado o transacional de pedido-retirado que formaliza que o produto já foi retirado na loja.
    **Lembre de solicitar para a equipe da loja avisar quando o produto for retirado para que você possa atualizar o status do pedido.

Importante: certifique-se de que na sua conta do mad mimi foram inseridos os e-mails de pedido-retirar e pedido-retirado. Do contrário sinalize a equipe Vnda para que incluam esses e-mails.

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Outras informações relacionadas a pedidos, cancelamentos, formas de pagamentos etc, consulte os guias da sessão Pedidos.

Para saber mais sobre o conteúdo dos emails que são enviados para os clientes, consulte o guia E-mails Transacionais.

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Na imagem abaixo você tem acesso ao fluxo de emails transacionais:

Outras dúvidas podem ser consultadas aqui:
http://ajuda.vnda.com.br/pedidos

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