Abaixo, listamos o passo a passo de como preencher a planilha de produtos.

Caso você não tenha uma planilha modelo, há um passo anterior que é a exportação da planilha, cuja orientação está no guia Exportar planilha de cadastros.

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Como preencher a planilha de produtos

Para começar, preencheremos os campos considerados mais intuitivos, são eles: 

  • Nome:  Preencher o nome do produto como deverá ser visto pelo consumidor.
  • Atributos: atributos são as características do produto que o cliente precisa escolher para poder finalizar a compra.

    Ex: se a sua loja vende roupas, o cliente precisa escolher o tamanho da peça para poder finalizar a compra. Portanto, tamanho será um atributo. Se você vende eletroeletrônicos e o cliente precisar escolher a voltagem para finalizar a compra, voltagem será um atributo.
    Você possui até 3 espaços de atributos. Exemplo: cor, tamanho e acabamento.
  • Variante: A variante é uma informação que aparece apenas no carrinho para o seu cliente e o seu objetivo é informar sobre os atributos do produto selecionados. Sendo assim, ela compila os atributos.
    Exemplo: Marrom - P - Sem Pauta.  
  • Quantidade: Preencher com a quantidade em estoque físico do produto.
  • Preço: Preencher com o preço de cada peça. Não inserir cifrão R$ e usar ponto ao invés de vírgula. Exemplo: se o preço for R$180,50 preencher 180.50.
  • Peso: Preencher com o peso do produto, em quilos. Não adicionar kg e usar ponto ao invés de vírgula. Exemplos:
    * Se o peso do produto for 15,5kg inserir 15.5
    * Se o peso do produto for 100 gramas, inserir 0.100
  • Tamanhos (Largura, Comprimento e Altura): Preencher com as medidas referentes ao produto embalado, em centímetros (sem adicionar cm e usando ponto ao invés de vírgula). Essa informação é usada para o cálculo do frete, por isso, não insira o tamanho da peça em si e sim a medida do produto embalado para envio.

Agora chegou a hora de preenchermos os campos que precisam de um pouco mais de atenção, pois é a partir deles que o produto será integrado à plataforma. São eles:

  • Referência: Cada referência será uma página de produto. No caso de haver variações de um mesmo produto, como por exemplo, tamanhos diferentes, você deve preencher cada tamanho em uma linha diferente e manter a mesma referência. Aqui é MUITO IMPORTANTE ressaltar que estas referências não iniciem com 0, pois na leitura da coluna, pode acontecer da plataforma ignorar os produtos com "zero à esquerda". Outra forma de previnir isso é adicionar letras na referência, assim a plataforma não terá problemas em ler uma referência do tipo "002A", por exemplo, pois ela entende que não é apenas uma numeração.
    Em linhas gerais, dê preferência para códigos somente em alfanumérico, ou seja, evite barras, hífens e demais pontuações.
  • SKU: O termo significa "Unidade de Manutenção de Estoque" e é o que diferencia as variações de um mesmo produto. Ou seja, seguindo o exemplo usado acima, se um produto está disponível nos tamanhos P, M e G, você deverá inserir 3 linhas com a mesma referência, o mesmo nome, porém cada um com o seu SKU e sua variante. Exemplos:
    Ref: 0001A; SKU: 01xp; Nome: Blusa branca; Variante: P
    Ref: 0001A; SKU: 02xp; Nome: Blusa branca; Variante: M
    Ref: 0001A; SKU: 03xp; Nome: Blusa branca; Variante: G

*A  regra sobre iniciar com 0, alfanuméricos ou utilizar letras no código vale para os SKUs também.


Caso você ainda esteja com dúvidas sobre a diferença entre esses termos, confira mais detalhes nesse artigo:
Referências e SKUs.

  • Tags: Inserir todas as categorias nas quais o produto deverá ser mostrado. Por exemplo: o produto "escrivaninha" pode receber as tags "móveis", "escritório" e "escrivaninha".

    A tag serve para definir os agrupamentos/categorias. Tags com mais de uma palavra devem ser separadas por traço. Exemplo: a categoria Trench Coat deve ser cadastrada como trench-coat.

    **Se a sua loja for um marketplace, insira também uma tag com o nome da marca daquele produto. (ex: vestido, produtos, loja-xxxx)
    Mais informações sobre tags você encontra no artigo: Como criar e gerenciar tags.

Dica:

Sugerimos que você preencha a planilha pelo próprio link ao invés de fazer o download e abrir no seu desktop. Dessa forma, conseguimos acompanhar o seu preenchimento e orientar quaisquer dúvidas.

Para importar a planilha para o painel Admin, ela precisa estar com a formatação exatamente igual como foi enviada para você pela equipe Vnda. Portanto, não formate a planilha (não mesclar células, não colorir, não excluir ou inserir novas colunas, não mudar a fonte, etc), nem altere os textos do menu. Do contrário, você não conseguirá fazer a importação.

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Agora que sua planilha está pronta, chegou a hora de importá-la para a plataforma Vnda, você pode ver como fazer isso através do tutorial:

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo. Basta clicar nas carinhas abaixo.
Até a próxima!

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