O Catálogo do Facebook é uma lista de todos os produtos da sua loja que serão utilizados para anúncios na ferramenta. Com ele, você poderá:

- Veicular anúncios dinâmicos (remarketing)
- Marcar produtos no Instagram
- Adicionar produtos a uma loja de uma Página do Facebook
- Criar anúncios de coleção

Existem diferentes tipos de catálogos para diferentes empresas. Aqui, vamos aprender como importar o Catálogo de Produtos para Comércio Eletrônico.

----
Antes de iniciar o passo a passo, você deve solicitar ao e-mail ajuda@vnda.com.br o seu feed XML para fazer a importação de Catálogo do Facebook.

O XML é uma página que contém todas as referências de produtos e suas características, para acessá-la basta buscar no navegador
----

Com o feed enviado pela nossa equipe, siga esses passos:

1. Abra o Gerenciador de Negócios da sua empresa (caso você ainda não tenha uma conta, clique aqui para criar);

2. Com o Gerenciador de Negócios aberto, clique nas três barrinhas no canto superior esquerdo > Vá em "Gerenciador de Catálogos":

3. Na página de Catálogos, vá em Adicionar catálogo;

4. Selecione Comércio Eletrônico > Avançar;

5. Clique em Carregar informações de produto > Selecione o proprietário do catálogo (caso esteja com mais de um Gerenciador de Negócios logado) > Nomeie o seu catálogo > Criar;

6. O Facebook retornará com a mensagem de "Catálogo criado". Clique em Visualizar catálogo;

7. Aqui, abrirá o painel do catálogo criado. Para importar os produtos do seu site, clique em Itens na lateral esquerda:

8. Clique em Adicionar itens ao seu catálogo;

9. Selecione Usar carregramento em massa > Avançar;

10. Clique em Feed programado > Avançar;

11. Em Insira a URL, adicione o link XML enviado pela nossa equipe > Avançar;

12. Selecione a opção Diariamente e defina um horário para a atualização desse feed. Geralmente, se utiliza um horário da noite pois os servidores estarão mais liberados (ex.: 23h) > Avançar;

13. Escolha um nome para a sua fonte de dados e a moeda em Reais (BRL - Real Brasileiro);

14. Clique em Enviar.

Se o diagnóstico do Facebook não apontar nenhum problema, está pronta a importação do catálogo de produtos. Porém, é bem comum ter alguns problemas na URL do Feed que precisam ser corrigidos.

Conheça alguns problemas frequentes e como ajustá-los nesse artigo do próprio Facebook: Solução de problemas do catálogo.

Leia também:

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

Encontrou sua resposta?