Passar para o conteúdo principal
Como Personalizar os E-mails Transacionais

Entenda como configurar os e-mails transacionais da sua loja no MadMimi

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

👉 Para que servem os e-mails transacionais?

Os e-mails transacionais são fundamentais para o cliente acompanhar o andamento do seu pedido e receber as notificações referentes à sua conta. Eles trazem tranquilidade para o cliente e evitam dúvidas básicas sobre o pedido, prazos e etc.

Além disso, são uma ótima ferramenta de engajamento com a marca, já que é um contato entre você e o seu cliente, que está esperando um retorno sobre sua compra. Por isso, incentivamos que você personalize os e-mails para deixá-los claros, completos e com a cara da marca ✨

Legal! E como eu personalizo eles? 🤔

Você deve atualizar em todos os e-mails os campos que estão com textos de marcação (onde devem ser inseridos o nome ou dados de contato da marca).

1. Ao editar o template de e-mail, acesse a aba Styles no painel à direita.

2. Clique no botão Create your own para criar um novo estilo;

01 Create Your Own

3. Dê um nome ao seu estilo na janela pop-up e escolha começar a partir de um clone do seu estilo atual (melhor para mudanças rápidas e simples) ou crie um estilo totalmente novo (melhor para personalização completa).

🚩 Não esqueça de manter os nomes recomendados para os e-mails transacionais.

02 Naming A Style

4. Use as três guias na janela pop-up - Main, Text e Logo - para personalizar totalmente seu novo estilo.

03 Customize Your Style

Na guia Main, você poderá personalizar os seguintes elementos:

  • Nome do Estilo (Style Name)

  • Cor de fundo (Background Color)

  • Cor do primeiro plano (Foreground Color)

  • Cor do botão (Button Color)

  • Formato de botão (Button Shape)

  • Borda (ligado / desligado + cor) (Border)

  • Fundo do rodapé (ligado / desligado + cor) (Footer Background)

Você pode escolher as cores digitando manualmente um código hexadecimal (HEX) ou clicando no bloco de cores adjacente para selecionar as opções predefinidas.

04 Main Tab

👉 Na guia Text, você poderá personalizar os seguintes elementos:

  • Seção título (Section Title)

  • Título (fonte, cor, tamanho e alinhamento) (Heading)

  • Subtítulo (fonte, cor, tamanho e alinhamento) (Subheading)

  • Texto do corpo (fonte, cor, tamanho e alinhamento) (Body Text)

  • Cor do link (Link Color)

  • Botão (fonte, cor e tamanho) (Button)

  • Texto do rodapé (fonte, cor e tamanho) (Footer Text)

05 Text Tab

👉 Para editar um elemento específico, basta clicar nele para ver as opções disponíveis. Conforme você faz alterações, você as verá sendo aplicadas a qualquer conteúdo existente em seu template em tempo real:

06 Section Title

👉 Na guia Logo, você pode inserir ou atualizar seu logotipo, escolher seu alinhamento e vinculá-lo à URL do seu site, por exemplo.

07 Logo Tab

5. Com todos os seus elementos de estilo personalizados, não se esqueça de clicar no botão laranja Update, no canto inferior direito do painel de edição de estilo. Com isso, seu novo estilo personalizado está pronto para uso e você terá acesso a ele na guia Styles sempre que quiser aplicá-lo a um template ou personalizá-lo no futuro!

🚩 Importante:

  • Não alterar os textos que estão entre {chaves} pois eles "puxam" as informações do cliente e do pedido da plataforma.

  • Não alterar os assuntos dos e-mails.

  • Essa conta só pode ser usada pra envio dos e-mails transacionais, então não inserir ou deletar nenhum e-mail.

  • Não alterar a senha.

Algumas dicas ✨

👉 Cuide para o e-mail não ficar confuso ou carregado de informações.
👉 Caso seja necessário dar muitas orientações, direcione para o link do site onde elas estão disponibilizadas.

👉 Navegando na barra de e-mails do print abaixo, você consegue conferir todos os e-mails que a sua loja tem cadastrado. Sugerimos que você dê uma olhadinha em todos eles para ver se precisam de alguma personalização 😉

Veja também: 👀

Quer conferir quais são os e-mails disponíveis e quando eles são disparados? Consulte o guia dos E-mails Transacionais.

Para aprender sobre outras formas de ativação com o cliente através dos transacionais, consulte o guia Automações de E-mail Marketing.


Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente pelo email ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?