Qual a diferença entre a versão de testes do site (staging) e a versão principal?

Todos os sites da plataforma possuem um ambiente de testes, o qual chamamos de staging,  que não pode ser acessado pelos usuários da internet. O mesmo possui um admin próprio e uma url própria, a qual segue a lógica: urldosite.vnda.com.br (em vez de www.urldosite.com.br). 

A forma de acesso ao admin de staging segue a mesma lógica do acesso ao admin do site principal, sendo a urldosite.vnda.com.br/admin/entrar - lembrando que para acessar tanto o admin, quanto o ambiente de testes, não pode ser inserido o www.

Em 2020, atualizamos o admin de staging para que o usuário saiba que está navegando na versão de testes do mesmo e, assim, evite cadastrar algo que deveria ser cadastrado no site principal e vice-versa. 

Já o site principal, o qual chamamos por aqui de produção, é a versão da plataforma que é visível a todos os usuários da internet e que também possui seu admin. É importante ressaltar que o admin de staging é independente do admin de produção, assim como é comum que as estruturas de menus, promoções aplicadas, produtos disponíveis, imagens dos banners e demais itens das próprias URLs do site principal e da versão de testes sejam bem diferentes.

Principais utilizações do staging

O ambiente de testes é onde é desenvolvido o site durante o processo de setup até o lançamento da loja. Até o lançamento todos os ajustes e modificações são feitos e visualizados no ambiente de testes. Além disso, o ambiente de testes é recomendado para que os utilizadores da plataforma Vnda possam fazer testes em seus sites, sem mostrá-los aos clientes, fazendo assim com que seja possível testar banners, estruturações de menu, regras de promoções, assim como qualquer outra funcionalidade que o site possui sem impactar nas vendas. 

O staging em revisões de layout e correções de bugs

Quando a equipe de desenvolvedores da plataforma Vnda realiza a correção de um bug ou uma nova implementação em seu site, a primeira etapa é testá-la em staging, para garantir que a mesma estará funcionando corretamente e, assim, evitamos de subir algo incorreto para o site principal.

As visualizações de staging e do site principal são diferentes, pois os cadastros (menus, banners, tags) no admin de staging são diferentes dos cadastros do admin de produção. Apesar disso, todas as funcionalidades que estão disponíveis em staging, também estão disponíveis no principal (produção), e vice-versa.

Perguntas frequentes:

  • Ao realizar uma alteração no admin de staging, corro o risco de desconfigurar meu site principal?

Não. As alterações realizadas no admin de staging refletem apenas na versão de testes (staging) do site.

  • Estou esperando o resultado de uma revisão de layout, mas percebi que os demais banners e textos da página estão diferentes. Eles serão alterados junto da revisão de layout?

Não. Nossa equipe de desenvolvedores apenas atualiza uma nova funcionalidade no site, mas não atualiza cadastros do site (banners, menus, fotos de produtos) ou altera itens que não foram solicitados. Inclusive, quando é cadastrada uma nova posição de banner ou tag no site, a mesma deve ser adicionada ao admin principal pelo cliente, pois a Equipe Vnda não realiza cadastros para clientes, com exceção de casos em que seja necessário.

  • Se eu testar uma promoção no ambiente de testes, ela funcionará no site principal?

Você pode verificar se uma determinada regra de promoção é possível dentro do ambiente de testes, para não ter de testá-la no site principal. Entretanto, aplicando-a em staging, a mesma não irá funcionar no site. O mesmo vale para os cupons cadastrados em staging, que são válidos apenas na versão de testes. Para saber mais sobre promoções, acesse nosso artigo que sinaliza todos os tipos de promoções disponíveis no admin.

Encontrou sua resposta?