Antes de iniciarmos o passo a passo desse artigo, é preciso que você entenda o que é o Google Tag Manager:

O Tag Manager - ou gerenciador de tag do Google - é uma ferramenta gratuita em que, por meio dela, é possível inserir scripts em seu site sem necessariamente fazer alterações no código do mesmo. Ela foi criada justamente para dar maior autonomia para quem não tem conhecimentos aprofundados em programação. 🙌

Saiba mais no site Tag Manager | Acesso ao gerenciador: https://tagmanager.google.com/.

Todas as lojas da Vnda possuem uma conta de GTM criadas pela nossa equipe ou que já foram criadas anteriormente. Se você não encontrou acesso à conta da sua loja, basta solicitar pelo ajuda@vnda.com.br.

Com ela, é possível adicionar qualquer script de ferramenta externa, por exemplo: chats, pop-ups, recursos de acompanhamento de métricas e demais. Abaixo, vamos mostrar um exemplo de como adicionar um botão do Whatsapp gerado pelo app https://getbutton.io/.

1. Ao adicionar o número para qual o usuário deve ser direcionado ao clicar no botão, a ferramenta irá gerar um código HTML nesse formato:

2. Copie o mesmo.

3. Vá em https://tagmanager.google.com/ > Faça login na sua conta.

4. Clique em Tags:

5. Vá em Nova, no canto direito da tela.

6. Nomeie o nome da sua tag.

7. Em Configuração da tag, clique em Editar:

8. Selecione HTML Personalizado:

9. Cole o código gerado na ferramenta externa:

10. Em acionadores, adicione qual página você quer que esse botão apareça. Se você quer que apareça em todas as páginas, selecione All Pages:

11. Caso você quer que o botão apareça somente em uma página específica, clique no + no canto direito e faça a seguinte configuração:

*exemplo criado com a página de produto.

12. Feito isso, clique em Enviar no canto direito:

13. Adicione um nome à essa alteração > Publicar:

14. Pronto! Dentro de alguns segundos, o botão do WhatsApp deve aparecer em seu site! Exemplo:

Esse processo feito aqui pode ser feito para a maioria das ferramentas externas de recursos para e-commerce. Antes de fazer essa instalação, confira se a ferramenta possui a opção de instalação via código HTML.

Se o processo de instalação for mais complexo, não se preocupe! Basta enviar para ajuda@vnda.com.br que ajudaremos você.

Não esqueça de deixar o seu feedback nas carinhas abaixo:

Encontrou sua resposta?