Uma das maiores estratégias de marketing de conteúdo, comunicação e conversão de um e-commerce é o uso de newsletter. Por via dela é possível aproximar clientes da marca, lembrando de lançamentos e promoções e mantendo uma relação ativa com eles.

Neste artigo vamos ensinar a você como enviar automaticamente contatos cadastrados no formulário de newsletter do seu e-commerce para uma audiência do Mailchimp.

Para realizar esse fluxo será necessário que você possua uma conta no aplicativo Zapier, que irá nos auxiliar com a automação do processo, e no Mailchimp, onde após realizar seu cadastro é necessário criar uma audiência para onde os e-mails dos usuários serão enviados.

Com as contas criadas, podemos seguir com o passo a passo abaixo:

1. Você irá acessar o Zapier e realizar o login. Ao surgir a tela do print abaixo, clique em “Make a Zap”.

2. Ao carregar, a tela que será exibida vai lhe informar sugestões de integrações, Selecione a opção “Email by Zapier”.

3. Nesta etapa, criaremos um e-mail para qual será enviado ao Zapier as informações do cadastro feito dentro do seu ecommerce. Na primeira tela, verifique apenas se o campo “Choose Trigger Event” está selecionado com “New inbound Email” e clique em “Continue”.

4. Após isso, você precisa criar um endereço de e-mail, sugerimos sempre o uso do padrão “nomedasualojanewsletter.kctac@zapiermail.com”, dessa forma mantém organizado os fluxos. Clique em “copy” e depois em “Continue”.

5. Nesta etapa vamos testar se o e-mail está recebendo de fato os dados de newsletter. Antes de clicar em “Test Trigger” será necessário ir em seu e-commerce.

6. No admin de sua loja, será necessário ir em Configurações (no ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo) > coluna “Mensagens e avisos” > clicar na opção “Forms”.

7. Busque o assunto “newsletter” e clique em cima do mesmo para editá-lo, em “destinatário” cole seu e-mail Zapier criado na etapa anterior.

8. Agora, abra a home do seu site e envie um e-mail no campo de newsletter para testar, recomendamos utilizar um e-mail que seja fácil de reconhecer.

9. Após enviá-lo, volte para aba de configuração do Zapier e clique em “Test trigger”.

Se tudo der certo, o e-mail que você cadastrou no campo de newsletter deve aparecer no campo “Request A”, na linha “Body_plain”. Caso esteja sendo exibido clique em “Continue”:

10. Na próxima etapa, vamos formatar o texto para que o mesmo envie apenas o que precisamos para o Mailchimp, para isso, vamos selecionar o aplicativo “Formatter by Zapier”.

11. Ao clicar no campo “Choose Action Even” da próxima tela, selecione a opção “Text”.

12. Na tela seguinte, no campo “Transform” selecione a opção “Extract Email Address” e em “Input” selecione o campo mencionado acima “Body Plain” onde o e-mail está sendo exibido, como no exemplo do print abaixo:

13. Clique em “continue” e depois disso em “test & continue”.

14. Após concluir a formatação, agora vamos enviar os dados para o Mailchimp, para isso, vamos clicar no círculo com sinal de “+” e no campo “not seeing your app? Search here” digite “Mailchimp”, clique no ícone do mesmo.

15. Na tela seguinte na opção “Choose Action Event” selecione a opção “Add/update subscriber” e clique em “continue”.

16. Na tela seguinte você deve realizar seu login no Mailchimp e clicar em “continue” novamente.

17. Neste último passo vamos configurar o envio, na opção de “Audience” selecione a audiência que deseja em que os endereços sejam enviados.

18. No campo “Subscriber Email” você selecionará primeiro a opção “2.text” e depois “2. Body Plain”

19. As demais configurações devem ser deixadas em branco. Depois clique em “continue” e na página seguinte em “test & continue”. O resultado deve ser "successful".

20. Após concluir, ative seu Zapier e teste cadastrar um novo e-mail em sua newsletter no site.

Esperamos ter ajudado com a integração dos recursos, caso tenha novas dúvidas, basta entrar em contato conosco através do e-mail: ajuda@vnda.com.br

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