A configuração de novos locais como centro de distribuição atualmente funciona apenas para vendas pelo Direct. Um CD habilitará um novo estoque no admin, tendo regras de frete e de faturamento próprias, é útil para vendas que saem de uma origem que não a do e-commerce e para ser usado como PDV das lojas físicas, nesse último é interessante entender também como gerar comissão para vendedores.

Para configurar um novo CD siga o passo a passo abaixo.

1. Criar um novo local no admin

  1. Entre no admin da loja;
  2. Clique em configurações, no canto inferior esquerdo;
  3. Clique em Locais;
  4. Na lista de lojas, clique no + (Nova loja) no canto superior à direita e preencha as informações. Caso vá alterar a informação de uma loja, clique nos três pontinhos que ficam à direita do nome da loja e selecione “Editar”.
  5. Para que o local funcione como centro de distribuição é obrigatório selecionar a opção "Local atua como Centro de Distribuição".
  6. Salvar.

2. Gerenciando estoque do local

Após a criação do novo CD é preciso configurar as quantidades disponíveis em cada produto para o mesmo, para isso consulte este artigo.

3. Configurando regras de frete

As regras de frete são configuradas exclusivamente pela equipe Vnda, consulte neste artigo as formas de entregas disponíveis e informe pelo menos uma para o ajuda@vnda.com.br em um e-mail com o título "Configurar formas de entrega - CD nome do local - Nome da loja", caso contrário os carrinhos não avançarão da etapa de entrega.

É possível ativar diversas formas de entrega para um mesmo local.

4. Criando carrinhos pelo Direct usando o novo CD

Após finalizar as etapas 1, 2 e 3 já é possível criar carrinhos e finalizar pedidos usando o novo CD, no vídeo abaixo, a primeira seleção define o estoque padrão do carrinho. Ao selecionar um produto também será possível visualizar e adicionar o mesmo a partir de outro CD, diferente daquele definido como padrão.

As outras etapas seguem o fluxo normal de compra, as regras de frete disponibilizadas serão as configuradas na etapa 3, as formas de pagamento serão as mesmas do e-commerce, é possível adicionar outras especificamente para o Direct, essas estão descritas com mais detalhes na próxima etapa.

5. Configurando formas de pagamento específicas para o Direct

Por padrão o Direct oferecerá as mesmas formas de pagamento do e-commerce, além disso é possível incluir duas novas opções que são oferecidas exclusivamente no Direct.

  • Pagamento no local. É possível adicionar diversas formas de pagamento no local com texto livre conforme print abaixo. É importante ressaltar que essa opção não tem confirmação de pagamento do pedido nem conciliação.
  • Pagamento no local pela maquininha Stone. Forma de pagamento com confirmação do pagamento no momento da venda, não tem conciliação, consulte este artigo para mais detalhes.

6. Configurar integração com ERP para um local que atua como centro de distribuição

Pedidos e estoques de locais, por padrão, não entram no fluxo de integração do e-commerce. É necessário solicitar a ativação da integração para o ajuda@vnda.com.br indicando o ERP e local que deseja integrar.

Consulte os ERPs integrados nativamente com a Vnda neste artigo.

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