Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesLogística
Integração com Melhor Envio
Integração com Melhor Envio

Como funciona e quais dados são necessários para essa integração

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de 10 meses

A Melhor Envio é um hub logístico que conecta você a diferentes transportadoras. Ou seja, você pode utilizar os serviços dessas transportadoras contratando apenas a Melhor Envio.

A plataforma é intuitiva e leva apenas alguns segundos para fazer várias cotações ao mesmo tempo. Para saber mais, clique aqui.

Como funciona a integração com a Melhor Envio?

Nossa integração com a Melhor Envio conta com as seguintes funcionalidades:

  • Cotação de frete no carrinho;

  • Geração automática da etiqueta de postagem;

  • Vínculo do código de rastreamento ao pedido;

  • Notificação de postagem e entrega do pedido ao cliente por e-mail.

Credenciamento

O processo de credenciamento com a Melhor Envio é realizado através do site. Basta clicar no botão abaixo e realizar seu cadastro:

Como ativar?

⚠️ Para realizar as configurações de entrega a seguir, é necessário que cadastrem as seguintes informações previamente no admin:

  • CEP de origem: CEP de onde estão os produtos;

  • Dias da semana em que os pedidos serão postados;

  • Horários de corte (pedidos realizados após esse horário contam como feitos no dia seguinte).

Esses ajustes devem ser feitos seguindo esse caminho no Admin Vnda:

⚙️ Configurações → Entrega → Configurações Gerais.

Após a contratação e o envio dos documentos para a Melhor Envio, siga o passo a passo abaixo para habilitar a integração.

No painel da Melhor Envio:

1. Acesse o menu Integrações e selecione a opção Área Dev.

2. Clique no botão Cadastrar aplicativo;

3. Preencha os campos da seguinte forma:

  • Nome do aplicativo: Integração Vnda - Nome da loja

  • Site da plataforma: URL da loja contendo https:// e / no final (exemplo: https://www.sualoja.com.br/)

  • Email de contato: ajuda@vnda.com.br

  • Email de suporte: ajuda@vnda.com.br

  • URL de seu ambiente de testes: URL de staging da loja https:// e / no final exemplo: https://sualoja.vnda.dev/)

  • URL onde vamos direcionar o cliente após instalação (callback): inserir URL da loja + /api/v2/melhor_envio (exemplo: https://www.sualoja.com.br/api/v2/melhor_envio)

  • Descrição: Integração Vnda

  • Selecione as transportadoras desejadas;

  • Clique em CADASTRAR;

  • Copie o Client ID e o Secret e salve-os em algum lugar, como um bloco de notas, por exemplo.

No admin Vnda:

4. Cadastre a integração no admin da loja, conforme abaixo:

  • Acesse as Configurações da loja (engrenagem no canto inferior esquerdo) → Entrega Integrações;

  • Clique no lápis ao lado de Melhor Envio;

  • Insira o Client ID e o Secret obtidos na etapa 3 nos respectivos campos;

  • Clique em Salvar.

🚩 Atenção: As etapas abaixo devem ser feitas com a loja no ar. Se a sua loja estiver em Onboard, aguardar até homologação.

  • Após salvar, clique em Autenticar;

  • ⚠️ IMPORTANTE: você será encaminhado para uma tela da Melhor Envio. Certifique-se de que você está logado na conta correta. ⚠️

  • Na seção Informações de frete, preencha os campos CNPJ padrão e Inscrição estadual padrão com as suas informações;

  • Verifique se estão selecionadas as transportadoras corretas na seção Frete;

  • Informe a agência da Jadlog no respectivo campo da seção Agência de postagem;

  • Clique em Autorizar.

  • Se tudo estiver certo, a página ficará em branco. 😉

5. Cadastre os grupos de entrega, indo em ConfiguraçõesEntrega Grupos de Entrega;

  • Para cada modalidade da Melhor Envio, crie um grupo de entrega. Lembre-se que o nome deve ser idêntico para o grupo e a forma de entrega;

6. Clique no ícone "+" no canto superior direito, e preencha com o nome do grupo de entrega. Após isso, habilite o grupo e salve;

7. Adicione as formas de entrega indo em ConfiguraçõesEntrega Formas de entrega;

8. Clique no ícone "+" no canto superior direito, e preencha:

  • Nome: Nome da forma de entrega, exatamente conforme o grupo;

  • Descrição: Nome da forma de entrega, exatamente conforme o grupo;

  • Origem: Melhor Envio;

  • Tipo de Entrega: Selecione o grupo de entrega criado;

  • Código de serviço: Preencher de acordo com a modalidade. Ao levar o mouse até o ícone "?" são listadas as opções;

    • Demais informações são individuais de cada operação.

⚠️ Postagem e Código de Rastreio

Para as integrações de pré-postagem e rastreio pela Melhor Envio, solicitar mais informações para a equipe Vnda no e-mail ajuda@vnda.com.br.

💡 Fique ligado!

Nessa integração, o link de rastreio só passa a funcionar depois que o pacote do cliente é enviado. Assim, indicamos que o carrinho seja comprado na Melhor Envio, próximo da data de postagem do pedido.

Como posso emitir as etiquetas da Melhor Envio?

Assim que um pedido for feito com uma dessas formas de entrega, é criado um novo carrinho na Melhor Envio. Esse carinho, por sua vez, deve ser "comprado" para a conclusão da entrega.

Ou seja, quando houver novos pedidos, eles ficarão em forma de notificação no carrinho no canto superior direito da tela, conforme mostramos abaixo:

O carrinho fica disponível para compra durante o período de 7 dias. Após esse prazo, não é possível realizar a confirmação e será necessário emitir a etiqueta manualmente.



Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?