Google Search Console - Sitelinks

Entenda como funciona o gerenciamento dos sitelinks que aparecem na busca do Google.

Gabriela Mello avatar
Escrito por Gabriela Mello
Atualizado essa semana

Antes de mais nada, o que são os sitelinks? 👇

Eles são aqueles resultados que aparecem abaixo da busca principal feita no Google. Segue exemplo:

A finalidade principal desses sitelinks é ajudar o usuário a navegar no seu site.

Como essas informações são ranqueadas?

Os sistemas do Google analisam a estrutura de links do seu site, a fim de localizar atalhos para poupar o tempo do usuário e possibilitar a localização rápida da informação que ele procura.

O Google exibe os sitelinks de resultados quando os considera úteis para o usuário. Assim, se você não quiser que os algoritmos do Google localizem algum link do seu site ou se você achar que os links para seu site não são pertinentes para a consulta do usuário, é possível pedir para que eles não sejam exibidos.

🚩 No entanto, os sitelinks são automatizados pelo Google e a Vnda não consegue gerenciar quais irão aparecer. É possível apenas bloquear links para que os mesmos não sejam indexados na busca e isso pode ser feito pela loja através do Google Console Search Tool.

Também existem um conjunto de boas práticas que você pode seguir, para ajudar a otimizar os conteúdos do seu site e melhorar os resultados da busca em próximas leituras do Google. Clicando aqui você confere mais sobre isso.

Como solicitar o bloqueio de algum link?

Acesse o Google Search Console da sua loja e solicite a remoção das URLs indesejadas, para que esses links não retornem na busca do Google.

👉 Para solicitar a exclusão, acesse esse link aqui e clique em New Request para solicitar a remoção das URLs indesejadas.

Como solicitar a atualização de algum link?

Acesse o Search Console da sua loja e solicite a reindexação dos links desejados. Isso é útil quando você atualiza algum conteúdo no site e precisa que ele se atualize mais rapidamente.

Veja como fazer:

---

Encontrou alguma dificuldade? Entre em contato com a gente pelo ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?