olist envios: como funciona a gestão?

Confira nesse artigo como funcionará a gestão dos pedidos

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Escrito por Gabriela Mello
Atualizado há mais de uma semana

Aqui nós te contamos como realizar a contratação e ativação. Neste artigo, nós vamos te explicar como irá funcionar a gestão de pedidos via olist envios.

Os pedidos gerados via olist envios entrarão normalmente no admin da Vnda. Lá dentro, irá ficar centralizado o processo de geração de etiquetas para postagem e você também terá o processo de atualização de status (para enviado e entregue) e códigos de rastreio todo automatizado.

Ou seja, a própria integração atualizará seus pedidos com o código de rastreio e para enviado/entregue. É importante apenas que você utilize um ERP com envio de NFs.

Integração de postagem

👉 Os pedidos confirmados, com nota fiscal já emitida e enviada para a Vnda, terão a etiqueta de envio liberada para que você faça a preparação dos pacotes. Depois disso, a coleta ocorre hoje (no dia em que o pacote for preparado, caso ainda esteja dentro do horário da coleta) ou amanhã (caso já tenha passado do horário de coleta, ela será feita no próximo dia).

Coleta: como irá funcionar

Os pedido entram na fila de coleta dos motoristas parceiros, a partir do momento em que a nota fiscal é emitida e enviada para o painel da Vnda e sua etiqueta de envio estiver liberada no admin.

Para conferir se a etiqueta já está disponível, acesse o pedido e selecione a opção “Ver etiqueta de envio”:

A janela de horários para coleta é de 12h até às 18h e ocorre diariamente em dias úteis. Todos os pedidos que estiverem prontos (pedido empacotado, nota fiscal e etiqueta colados) poderão ser coletados.

👉 Importante: a coleta pode ocorrer entre 12h e 18h, mas devido a rota dos motoristas parceiros ser padrão, o horário em que ele passará no seu local para coleta costuma ficar padronizado.

Etiquetas: como administrá-las

Para seus pacotes serem coletados pelos motoristas parceiros ele precisa respeitar algumas regras:

  • Pacote deve estar lacrado;

  • Etiqueta de envio precisa estar colada e com códigos de barras visíveis;

  • Nota fiscal deve estar colada ao pacote.

O primeiro passo depois de receber o pedido é verificar que o pagamento está confirmado. Com isso feito, você verá o pedido em seu ERP e poderá emitir a nota fiscal.

Quando a nota fiscal for emitida, a sua etiqueta será liberada no admin. Para ter acesso ao arquivo, você pode realizar isso de duas maneiras:

Detalhes do pedido

Você poderá verificar a etiqueta de envio do seu pacote dentro dos detalhes do pedido - ao clicar em ver etiqueta de envio você será direcionado para o arquivo .pdf e poderá realizar a impressão da etiqueta normalmente.

Aqui você já pode conferir o modelo de etiqueta que é emitido. Além das informações de destinatário e remetente, é importante prestar atenção nesses dois campos sinalizados na imagem abaixo:

  1. Identificação da transportadora;

  2. Código de rastreamento do pedido: este código pode ser consultado direto no site da transportadora para acompanhar o pedido.

Emissão em massa de etiquetas

Para poder fazer a emissão de várias etiquetas de uma só vez, você precisa filtrar os pedidos por confirmados:

Na listagem de pedidos, exibimos um ícone indicando os pedidos que foram realizados com olist envios. Assim, você pode marcar a checkbox dos pedidos de olist envios para gerar as etiquetas.

Com isso, é só voltar pro menu superior e clicar em Ações e depois Imprimir que seu arquivo com as etiquetas será gerado.

O formato gerado será em .pdf sendo cada etiqueta uma página desse arquivo, conforme segua abaixo.

Filtro de pedidos prontos para coleta

Nessa integração, temos disponível um filtro exclusivo de status dos pedidos prontos para coleta, que serve para identificar quais os pedidos com etiqueta disponível, prontos para serem coletados.

Assim que o pedido estiver com a transportadora, em trânsito, o status automaticamente é atualizado para Enviado.

Veja como usar o filtro:

1 - No Admin > Pedidos, faça o filtro pelos pedidos confirmados;

2 - Agora, ficará disponível o filtro por status de entrega (enviado, entregue e etc). Você selecionará o filtro Pronto para coleta (Olist Envios);

3 - Depois, basta usar o checkbox ao lado do botão de ações, para selecionar todos os pedidos da página. Em seguida, use o botão de ações para usar o comando imprimir.


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