SEO Avançado

Veja como otimizar os conteúdos do seu site para ranquear melhor nas buscas do Google

Gabriela Mello avatar
Escrito por Gabriela Mello
Atualizado há mais de uma semana

Para começar a conversa, o que é SEO?

SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou, otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e etc. Essas práticas buscam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

A origem de tráfego por buscadores ou busca orgânica, tende a ser a principal fonte de visitas, especialmente para negócios com baixos investimentos em mídias. Além disso, de forma geral, as visitas vindas de pesquisas em buscadores consistem numa das fontes de tráfego mais estratégicas para o ecommerce.

Ou seja, isso é ótimo para aumentar visitas e pedidos no seu ecommerce de forma sustentável para o seu negócio.

💡 Atente-se: na hora de elaborar suas descrições e títulos para SEO, pense em palavras-chave que o cliente usa quando está fazendo uma busca. Por exemplo: o material do produto, a cor, etc.

Como ativar isso no meu site?

De forma nativa, a plataforma da Vnda já lê os conteúdos que você insere nas descrições e títulos dos produtos, tags, páginas e menus. Aqui explicamos mais sobre isso.

Essa solução de SEO Avançado permite que você faça conteúdos dedicados somente para SEO, sem ter que adaptar os conteúdos do seu e-commerce. Por exemplo, você pode escolher o título e descrição especifica que cada página do seu e-commerce deve ter nos resultados que aparecem em buscas:

Para ativá-la, siga o caminho:

  • Admin > Configurações ⚙️ > SEO

  • Clique no botão Habilitar SEO avançado na loja

💡 Atente-se: se o recurso não for habilitado, os conteúdos preenchidos dentro dos campos de SEO Avançado não serão lidos.

Como preencher os conteúdos?

Você pode fazer isso nos produtos, tags, páginas e na home do site.

Home do site

O título e descrição da home do site é preenchido dentro de Admin > Configurações ⚙️ > SEO. Preencha o campo SEO avançado:

Além de retornar no Google, essas informações também irão aparecer quando você compartilhar o link do site.

Produtos

A função fica disponível dentro da página do produto, indo em Admin > Produto e clicando na peça que você deseja editar. Lá dentro, basta preencher o campo indicado abaixo:

Tags

Basta acessar a tela de tags, clicar na tag desejada e preencher os campos abaixo:

Páginas

Acesse a página desejada e vá até o campo de SEO avançado:

💡Atente-se: Não há um prazo para essas informações atualizarem no Google. Elas podem demorar dias ou até semanas. Tudo vai depender da reindexação do Google. Para saber mais informações de como esse processo funciona, acesse essa documentação - Como a pesquisa organiza informações.

Perguntas frequentes:

Se eu ativar o recurso, os conteúdos que já estão preenchidos no meu site serão apagados?

Não. A plataforma só passa a fornecer para o Google as informações dos campos de SEO Avançado que já estão preenchidos. Por exemplo, se você tem uma tag que já possuía título e descrição cadastrados, a plataforma continuará lendo esses conteúdos, até que você atualize o campo de SEO Avançado.

Não ativei essa configuração, mas os campos de SEO Avançado já estão aparecendo meu admin. Por que isso acontece?

Esses campos ficam aparecendo, mesmo que você não habilite a função. O botão serve apenas para você dizer para o nosso sistema quando ele deve passar a ler os conteúdos que forem preenchidos dentro dos campos de SEO Avançado.

Confira também:


Dúvidas? É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?