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Google Analytics 4 (GA4)

Entenda o que é a nova geração de Analytics e as vantagens de usá-la no seu e-commerce

Gabriela Mello avatar
Escrito por Gabriela Mello
Atualizado há mais de um ano

Neste artigo vamos te explicar o que é o GA4 e como você pode ativá-lo na sua loja virtual.

💡 O Google está substituindo o Analytics 3 ou Universal Analytics, pelo GA4. A mudança deve ocorrer a partir de 1º de julho de 2023 e essa novidade já está disponível na plataforma da Vnda.

O que é o GA4?

O Google Analytics 4 amplia as possibilidades das propriedades UA padrão para uma coleta de dados mais eficiente e precisa. Ele foca na privacidade dos dados e tem como grande vantagem não depender exclusivamente de cookies - um grande aliado contra os bloqueios recentes de terceiros nos navegados. Além disso, usa um modelo de dados baseado em eventos para medir as ações dos usuários.

O GA4 investe em tecnologias de aprendizado de máquina para aprimorar os relatórios e permitir previsões aprofundadas sobre os comportamentos dos usuários.

Por fim, permite uma experiência de análise multiplataforma. Ou seja, permite que as empresas possam fazer análises unificadas das jornadas dos usuários em sites e aplicativos, com a flexibilidade de medir diversos tipos de dados.

Algumas das vantagens em utilizar o GA4 são:

  • Rastreamento de Eventos: O GA4 permite um rastreamento mais detalhado de eventos, o que é crucial para entender as interações dos usuários em um site de comércio eletrônico. Isso inclui não apenas visualizações de páginas, mas também ações específicas, como adicionar itens ao carrinho, iniciar o processo de checkout e concluir compras.

  • Comportamento Multiplataforma: Acompanha interações em diferentes dispositivos.

  • Análise de Funil Melhorada: O GA4 oferece uma análise de funil mais aprimorada, permitindo identificar onde os usuários estão abandonando o processo de compra. Isso ajuda a identificar gargalos e oportunidades de otimização.

  • Segmentação Avançada: A segmentação de público é mais flexível no GA4, permitindo segmentar seus usuários com base em uma variedade de critérios, como comportamento de compra, interesses e demografia. Isso possibilita campanhas de marketing mais direcionadas.

  • Otimização da Experiência: Com uma compreensão mais profunda do comportamento do usuário, é mais fácil otimizar a experiência do cliente, tornando a jornada de compra mais fluida e personalizada.A integração da Vnda com o GA4 contempla os seguintes eventos:

💡 Essa integração contempla todos os eventos que já estavam previstos na integração com UA:

- pageview (ao visualizar alguma página da loja)
- purchase (ao concluir uma compra)
- refund (ao cancelar um pedido)
- add_to_cart (ao adicionar um produto ao carrinho)
- remove_from_cart (ao remover um produto do carrinho)
- view_item (ao visualizar um produto)
- begin_checkout (ao começar o checkout)
- checkout_shipping_calculated (ao clicar em calcular entrega no checkout, este é personalizado, não existe oficialmente no GA4)
- add_shipping_info (ao escolher o método de entrega do checkout)
- add_payment_info (ao selecionar o método de pagamento do checkout)

Como ativar?

Para ativar é simples e abaixo a gente te explica como funciona:


Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

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