Os e-mails transacionais são e-mails enviados automaticamente pelo admin para o consumidor com o objetivo de sinalizar o status do pedido. Esses e-mails são criados pela equipe Vnda e possuem um texto padrão que  apresenta os dados da compra e a situação em que o pedido se encontra.

Uma vez criados os emails transacionais, o preenchimento das informações do cliente é feito automaticamente. Conforme mencionado, estes emails já estão sincronizados com o admin, ou seja, quando um pedido for confirmado pelo administrador do site, o cliente automaticamente receberá um email de confirmação de pedido.

A lista abaixo apresenta os tipos de e-mails transacionais existentes, bem como em qual situação cada um deles é enviado.

Importante: ao configurar os e-mails transacionais, nunca alterar o assunto dos e-mails ou os campos entre {chaves}. Consulte aqui todas as variáveis

Tipos de e-mails transacionais e quando são enviados:

1. E-mails que sinalizam o status do pedido:

  • Pedido-Recebido: disparado assim que o consumidor finalizar a compra no site. Sinaliza recebimento e resumo do pedido ao consumidor e orienta-o sobre as próximas etapas para conclusão do pedido. 
  • Pedido-Recebido-Boleto: disparado assim que o consumidor finalizar a compra por boleto no site. Sinaliza recebimento do pedido, mostra o resumo do pedido e disponibiliza link para impressão do boleto bancário. 
  • Pedido-Recebido-Deposito: disparado assim que o consumidor finalizar a compra por depósito no site. Sinaliza recebimento do pedido, apresenta resumo do pedido e indica a conta da loja para depósito. 
  • Pedido-Confirmado: disparado quando o pedido for confirmado no admin, quando o pagamento já tiver sido confirmado pelo sistema de pagamento ou pela loja. 
  • Pedido-Cancelado: disparado quando o pedido for cancelado no admin, ou quando a confirmação do pagamento não for recebida dentro do período de confirmação. 
  • Pedido-Cancelado-Cartão: disparado quando o pedido for cancelado no admin. Específico para lojas que aceitam pagamento por boleto e por cartão. 
  • Pedido-Cancelado-Boleto: disparado quando o pedido for cancelado no admin ou quando o boleto não for pago em até (aprox.) 15 dias. Específico para lojas que aceitam pagamento por boleto e por cartão. 
  • Pedido-Enviado: disparado quando o status do pedido for atualizado para "Enviar" no admin. Esse e-mail possui o link para acompanhamento do envio. Ao clicar em "Enviar", irá abrir o botão "Tracking" onde deve ser inserido o código de acompanhamento do envio. 
  • Pedido-Entregue: disparado quando o status do pedido for atualizado para "Entregue" no admin.
  • Pedido-Recebido-Retire-na-Loja: disparado quando recebido o pedido na opção de retire na loja.
  • Pedido-Confirmado-Retire-na-Loja: disparado quando confirmado o pedido para retirar na loja.
  • Pedido-Retirar: e-mail específico para quando for selecionada a opção de entrega "Retirar na loja". Quando o pedido estiver pronto para ser retirado, você atualiza o status para "Enviado". Nesse momento o cliente vai receber um e-mail indicando que já pode retirar o produto.  
  • Pedido-Retirado: e-mail específico para quando for selecionada a opção de entrega "Retirar na loja". Quando o cliente efetuar a retirada do pedido, você atualiza o status para "Entregue". Nesse momento o cliente vai receber um e-mail indicando que o produto foi retirado. 

2. E-mail de ativação:

  • Novo-Cliente: enviado sempre que o cliente insere o e-mail para passar do carrinho para o checkout.
  • Carrinho-Abandonado: enviado entre 30 min. após o cliente ter criado um carrinho. O carrinho é criado quando o cliente vai até a etapa de preencher o e-mail, mas não finaliza o pedido em até (aprox) 30min. 
  • Produto-Disponível: exclusivo para as lojas que tem a funcionalidade de "Avise-me quando chegar". Quando um produto volta a ter estoque, é enviado o e-mail de produto-disponível para os clientes que preencheram o campo de 'avise-me quando chegar'.

Para a criação destes emails, utilizamos a ferramenta Mad Mimi e você deve ter recebido o login no início do setup da loja.

Importante:

  • Não alterar os textos que estão entre {chaves} pois eles "puxam" as informações do cliente e do pedido da plataforma.
  • Não alterar os assuntos dos e-mails.
  • Essa conta só pode ser usada pra envio dos e-mails transacionais, então não inserir ou deletar nenhum e-mail.
  • Não alterar a senha.

Você pode conferir todos os termos que podem ser utilizados nos e-mails transacionais, além de ter acesso mais informações sobre o e-mail de carrinho abandonado.

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