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E-mails Transacionais

Este artigo explica quais são os e-mails transacionais disponíveis e quando eles são enviados

Gustavo Reis avatar
Escrito por Gustavo Reis
Atualizado há mais de uma semana

Os e-mails transacionais são e-mails enviados automaticamente pelo admin para o consumidor com o objetivo de sinalizar o status do pedido. Esses e-mails são criados pela equipe Vnda e possuem um texto padrão que  apresenta os dados da compra e a situação em que o pedido se encontra.

Uma vez criados os emails transacionais, o preenchimento das informações do cliente é feito automaticamente. Conforme mencionado, estes emails já estão sincronizados com o admin, ou seja, quando um pedido for confirmado pelo administrador do site, o cliente automaticamente receberá um email de confirmação de pedido.

A lista abaixo apresenta os tipos de e-mails transacionais existentes, bem como em qual situação cada um deles é enviado.

Importante: ao configurar os e-mails transacionais, nunca alterar o assunto dos e-mails ou os campos entre {chaves}. Consulte aqui todas as variáveis

Tipos de e-mails transacionais e quando são enviados:

1. E-mails que sinalizam o status do pedido:

  • pedido-recebido: disparado assim que o consumidor finalizar a compra no site. Sinaliza recebimento e resumo do pedido ao consumidor e orienta-o sobre as próximas etapas para conclusão do pedido. 

  • pedido-recebido-boleto: disparado assim que o consumidor finalizar a compra por boleto no site. Sinaliza recebimento do pedido, mostra o resumo do pedido e disponibiliza link para impressão do boleto bancário. 

  • pedido-recebido-deposito: disparado assim que o consumidor finalizar a compra por depósito no site. Sinaliza recebimento do pedido, apresenta resumo do pedido e indica a conta da loja para depósito. 

  • pedido-recebido-pix: disparado assim que o consumidor finalizar a compra por pix no site. Sinaliza recebimento do pedido, apresenta resumo do pedido, indica os dados do pix do pedido (Link para imagem do QRcode e Código texto do Pix).

  • pedido-confirmado: disparado quando o pedido for confirmado no admin, quando o pagamento já tiver sido confirmado pelo sistema de pagamento ou pela loja. 

  • pedido-cancelado: disparado quando o pedido for cancelado no admin, ou quando a confirmação do pagamento não for recebida dentro do período de confirmação. 

  • pedido-cancelado-cartao: disparado quando o pedido for cancelado no admin. Específico para lojas que aceitam pagamento por boleto e por cartão. 

  • pedido-cancelado-boleto: disparado quando o pedido for cancelado no admin ou quando o boleto não for pago em até (aprox.) 15 dias. Específico para lojas que aceitam pagamento por boleto e por cartão. 

  • pacote-enviado: disparado quando o status do pacote for atualizado para "Enviado" no admin. Esse e-mail possui o link para acompanhamento do envio. Ao clicar em "Enviar", irá abrir o botão "Tracking" onde deve ser inserido o código de acompanhamento do envio. 

  • pacote-entregue: disparado quando o status do pacote for atualizado para "Entregue" no admin.

  • pedido-recebido-retire-na-loja: disparado quando recebido o pedido na opção de retire na loja.

  • pedido-confirmado-retire-na-loja: disparado quando confirmado o pedido para retirar na loja.

  • pedido-retirar: e-mail específico para quando for selecionada a opção de entrega "Retirar na loja". Quando o pedido estiver pronto para ser retirado, você atualiza o status para "Enviado". Nesse momento o cliente vai receber um e-mail indicando que já pode retirar o produto.  

  • pedido-retirado: e-mail específico para quando for selecionada a opção de entrega "Retirar na loja". Quando o cliente efetuar a retirada do pedido, você atualiza o status para "Entregue". Nesse momento o cliente vai receber um e-mail indicando que o produto foi retirado. 

  • pedido-confirmado-pronta-entrega: e-mail específico para quando a loja possui pronta entrega. Assim, é enviado apenas este e-mail para o cliente que fez um pedido nessa modalidade de entrega.

🚩 Este e-mail de pronta entrega é utilizado por lojas que tenham estoque local, quando realizado o pedido através do direct.

2. E-mail de ativação:

  • novo-cliente: enviado sempre que o cliente insere o e-mail para passar do carrinho para o checkout.

  • senha-cliente: enviado toda vez que o cliente solicita uma nova senha no botão "esqueci minha senha" na página de conta no seu site.

  • carrinho-abandonado: enviado entre 30 min. após o cliente ter criado um carrinho. O carrinho é criado quando o cliente vai até a etapa de preencher o e-mail, mas não finaliza o pedido em até (aprox) 30min. 

🚩 Para o funcionamento do e-mail de carrinho abandonado, você precisa também configurá-lo no Automation. Confira como clicando aqui.

  • produto-disponivel: exclusivo para as lojas que tem a funcionalidade de "Avise-me quando chegar". Quando um produto volta a ter estoque, é enviado o e-mail de produto-disponível para os clientes que preencheram o campo de 'avise-me quando chegar'.

Para a criação destes emails, utilizamos a ferramenta Mad Mimi e você deve ter recebido o login no início do setup da loja.

Importante:

  • Não alterar os textos que estão entre {chaves} pois eles "puxam" as informações do cliente e do pedido da plataforma.

  • Não alterar os assuntos dos e-mails.

  • Essa conta só pode ser usada pra envio dos e-mails transacionais, então não inserir ou deletar nenhum e-mail.

  • Não alterar a senha.

Você pode conferir todos os termos que podem ser utilizados nos e-mails transacionais.

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

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