Todas as coleções
Interface do Ecommerce
Como criar e gerenciar menus e sub-menus
Como criar e gerenciar menus e sub-menus

Entenda como ajustar os menus e sub-menus do seu site

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

Os menus e submenus do seu site são super personalizeis e essa gestão é descomplicada. Você pode tanto criar um menu principal, quanto adicionar um submenu a um menu principal já criado. Bacana, né? ✨

Como eu faço isso?

1️⃣ Menu principal

1) Vá em Admin > Menu e clique no símbolo de "+"  (posição superior direita da página);

2) Preencha o campo "título" com o nome que você quer dar ao menu;

3) No campo "Posição" escolha a opção "principal".

4) Por fim, terá um campo com 3 abas: Tag, Página e URL. Nesse campo você escolhe o que esse menu deve mostrar. Se você tem um grupo de produtos que está em uma mesma tag, é só selecionar essa opção.


**Entenda a diferença entre tag, página e URLS no final desse artigo.


5) Depois, clique em enviar.
Obs.: Os demais campos não são obrigatórios, podendo ser deixados em branco.

2️⃣ Submenus

Existem duas formas de criar um sub-menu. A mais fácil é posicionando o cursor em cima do nome do menu pai e clicando no + ao lado do respectivo menu (print abaixo).

Ao fazer isso, abrirá a tela de cadastro que deve ser preenchida conforme abaixo:

  1. Preencha o campo "título" com o nome que você gostaria de dar ao submenu;

  2. Escolha o que essa página deve mostrar (uma Tag, uma Página ou uma URL)

  3. Salvar.

🚩 Caso deseje, você também pode remover menus e submenus. Para isso, basta ir no menu a ser excluído e clicar na lixeira:

Entenda a diferença em Tag, Página e URL:

👉 Se você quer que o menu/sub-menu mostre uma categoria de produtos, selecione a tag dessa categoria na aba Tag. Assim, todos os produtos que estão cadastrados com essa Tag, irão aparecer nesse menu/sub-menu.

👉 Se você quer que ela mostre uma página (ex: sobre a marca, termos de uso, contato, etc), vá na aba Páginas e seleciona a página desejada.

👉 Se você quer que o menu/sub-menu direcione para alguma URL específica (ex: Facebook da marca, link externo, página específica de algum produto), você clica na aba URL e preenche com a URL desejada.

Dúvidas frequentes

  • Cadastrei o menu, mas os produtos não estão aparecendo: verifique se a tag que você cadastrou no passo 4 está inserida nos respectivos produtos.  

  • Cadastrei sub-menu, mas os produtos não estão aparecendo: Verifique se os produtos contém tanto a tag do menu pai, como a do sub-menu. Para que os produtos possam ser mostrados neste sub-menu, você deve inserir nos produtos tanto a tag do menu principal quanto a tag do sub-menu.

Por exemplo: Se você tem o menu "Roupas" e criou o sub-menu "Vestidos", você deve inserir no cadastro do produto tanto a tag "roupas" como a tag "vestidos".

  • Quero que o menu direcione direto pra página do produto: copie a URL do produto e insira na aba URL do cadastro do menu.

  • Criei um sub-menu mas ele não está aparecendo na loja: verifique com a equipe Vnda se foi previsto na loja o segundo nível de menu (enviar e-mail para equipe@vnda.com.br)

  • Criei um sub-menu, mas ele está aparecendo como menu principal: confira se você não preencheu o campo "posição". Para criação de sub-menus esse campo deve ficar vazio.


Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.


Respondeu à sua pergunta?