O pagamento por cartão de crédito funciona de maneira muito simples:

O consumidor evolui no processo de compra selecionando a opção de cartão de crédito e, na medida em que completa o preenchimento da etapa de pagamento do checkout, seus dados serão autorizados ou não pelo adquirente (Cielo, Stone, Rede ou outro).

Caso os dados do cartão de crédito informados sejam ‘autorizados’ pelo adquirente, o consumidor será direcionado para a tela de Pedido Concluído, gerando assim um Pedido Recebido no Admin Vnda.

A partir deste momento, o gestor do canal ecommerce possui 5 dias para que essa autorização de pagamento seja ‘capturada’, quando o valor reservado do limite do cartão será realmente cobrado. Caso esse prazo de 5 dias seja ultrapassado, o valor não é cobrado do cliente e não é mais possível capturar a transação, devendo ser cancelado o pedido.

Apesar do limite de 5 dias, sugere-se que esse processo seja feito o mais rápido possível, pois o consumidor encontra-se aguardando essa confirmação. Antes de serem confirmados, os pedidos devem ter a disponibilidade dos ítens do pedido verificada assim como o gerenciamento de risco de transação.

Uma vez confirmado, o cliente receberá um email automático de pedido-confirmado.

Cancelando pedidos:

Nos casos de pedidos por cartão de crédito (Stone e Cielo) quando você cancela o pedido no Admin, o valor é estornado do cartão do cliente.

Quando o pedido é cancelado no mesmo dia em que é confirmado, ele não entra pra fatura do cliente; e quando o pedido é cancelado a partir do dia seguinte, o valor retorna somente na fatura seguinte. O segundo caso acaba gerando transtornos com os clientes.

Especificidades das Bandeiras de Cartão de Crédito:

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