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Informações de Carrinho Abandonado

Neste artigo você aprenderá como conferir as informações de carrinhos abandonados

Gustavo Reis avatar
Escrito por Gustavo Reis
Atualizado há mais de uma semana

Todo carrinho gerado na loja que não vira pedido fica registrado na aba "Carrinhos" disponível no menu lateral do admin. Nesta página, você verá a listagem de todos os carrinhos gerados no site.

Nessa página é possível identificar:

  • Quantos itens foram adicionados em cada carrinho;

  • Os carrinhos em que o cliente preencheu o e-mail;

  • Os carrinhos em que o cliente inseriu telefone;

  • Os carrinhos em que o cliente selecionou forma de entrega (que também indica que o cliente preencheu CEP);

  • Como o sistema fez o cálculo de frete que retornou para o cliente;

  • Tentativas de pagamento - Por que o cliente não conseguiu finalizar a compra?

Dentro de um carrinho

Entrando em um carrinho você acessa as informações abaixo, além de poder editar e seguir um processo de compra normalmente por essa interface.

  • Produtos adicionados;

  • Dados preenchidos pelo cliente (com exceção dos de pagamento);

  • Tentativas de pagamento (se houveram).

*Os dados de pagamento do cliente não ficam salvos por questões de sigilo e segurança dos dados.

*Cuidado ao editar um carrinho, caso o cliente ainda esteja navegando na loja pode causar erros/confusão no processo de compra.

Na aba de carrinhos

Entrando nessa aba você visualiza os carrinhos identificados, qual o ID do carrinho, o email do cliente, a última alteração do carrinho, quantos itens foram adicionados, quais cálculos de entrega foram feitos e tentativas de pagamentos.

  • Como o sistema fez o cálculo de frete que retornou para o cliente

  1. Clique no número abaixo de Cálculos de entrega, conforme indicado:

Nele serão exibidos todos os cálculos que o cliente fez. Clicando no horário do cálculo, você consegue ver as formas de entrega que retornaram para o cliente > clicando nos nomes das formas de entrega, você confere o detalhamento

Na janela que abrir, selecione resposta recebida. Veja no exemplo que você consegue conferir os dados que o sistema considera para chegar no prazo final informado ao consumidor:

  • Tentativas de pagamento - Por que o cliente não conseguiu finalizar a compra?

1. Assim como no exemplo anterior, você consegue clicar no número abaixo de tentativas de pagamento:

2. Clicando no horário, também abrirá uma janela. Em resposta recebida, você consegue conferir qual o foi o retorno da sua adquirente para essa transação. Para facilitar, procure direto por status e status reason:

Nesse exemplo, conferimos que o status do pagamento é refused (recusado) e que o motivo desse status é o antifraud (antifraude). Ou seja, o antifraude do adquirente não permitiu que essa transação ocorresse porque entendeu que ela não é segura.

Dicas:
*Crie o fluxo de Carrinho Abandonado no Automation e converta os carrinhos abandonados na loja em pedidos.

*Também é possível realizar carrinhos no admin e enviar o link para o cliente finalizar o pagamento via Whatsapp com a ferramenta Direct!

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

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