Todas as coleções
ERPs
Integração com Tiny ERP
Integração com Tiny ERP
Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

Integração desenvolvida pela Tiny, cujos recursos disponíveis são:

  • Envio e recebimento de produtos;

  • Envio de pedidos;

  • Envio e recebimento de atualizações de status dos pedidos;

  • Recebimento de estoque;

  • Recebimento de preço;

  • Atualização automática de status no Tiny via OMS.

Se liga nesse dica! 👀 ✨

Clientes Vnda têm uma condição especial super bacana: 30 dias grátis + 3 meses com 50% OFF em qualquer plano Tiny. É só usar o código promocional Vnda.

Legal! E como eu posso fazer essa integração? 🤔

Primeiro, você precisa se cadastrar. Comece clicando no botão abaixo:

Feito isso, a ativação acontece seguindo o passo a passo abaixo.

Configurando a integração

Ao configurar a integração, você irá conectar a conta do ERP à conta do cliente na Vnda, preparando-a para a sincronização de produtos, pedidos, atualização de preços e estoque, mapeamentos de categorias, formas de recebimento, formas de frete, etc.

  Ao instalar uma integração nova no Tiny, a configuração é exibida passo a passo. Para avançar para o próximo passo, clique em salvar e avançar. Após a configuração inicial, todas as configurações são exibidas, sendo necessário salvar ao final das alterações.
→ Ressaltamos que ao instalar a integração pela primeira vez, somente as configurações principais serão exibidas. As demais configurações são exibidas após salvar a integração, sendo necessário acessá-la novamente.

Instalando a integração

1. Logado na conta do cliente, acesse menu → início → integrações;

2. No canto superior direito, clique em adicionar integração;

3. Na tela que irá ser exibida, busque por Vnda Commerce e clique em instalar;

Aba Conexão

Em conectar integração, confirme ou informe o nome da integração no Tiny.

No campo Token, informe o token e a URL da loja. Clique no botão conectar com Vnda Commerce.

🚩 O token da sua loja é obtido no painel da plataforma. O artigo chave token API vai auxiliá-lo nesse processo.

Aba Produtos

Na aba produtos, você define as regras de envio e recebimento de produtos, estoque e preço. Essas definições serão aplicadas a todas as ações desta integração.

Regras de estoque

  • Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny

    Define a forma de atualização dos estoques na Vnda:

    Não atualizar: nenhum produto vai ter o estoque atualizado.

    Enviar saldo físico: envia o estoque total dos produtos, sem considerar a reserva de estoque.

    Enviar saldo disponível: envia somente o estoque disponível, pois considera a reserva de estoque.

  • Depósito a ser considerado na integração:

    Define qual o depósito vai ser considerado para as ações de importar pedido, importar produtos e enviar estoque, ou seja, toda movimentação de produtos vai ser atribuída a este depósito padrão.

    O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada.

  • Utilizar estoque de segurança

    Informe a quantidade de itens no estoque de segurança. Desta forma, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de itens enviada para a Vnda vai ser zero.

    Por exemplo: Estoque de segurança = 5. Estoque atual = 2. Ao atualizar o estoque na Vnda, vai ser enviado saldo = 0.

    Parâmetro não considerado para produtos sob encomenda.

Preços

Define a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.

  • Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;

  • Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.

Fluxo de produtos

  • Enviar imagens dos produtos ao sincronizar

    Define se ao enviar os produtos para a Vnda, as imagens do produto vão ser sempre enviadas (sim) ou enviadas apenas para produtos novos (que ainda não estão cadastrados na plataforma).

  • Ao importar produtos

    Define, ao receber os produtos da Vnda, como as imagens do produto vão ser recebidas no Tiny:

    Importar imagens como anexo: as imagens do produto vão ser registradas no cadastro do produto.

    Apenas importar a URL externa das imagens: apenas as URLs das imagens dos produtos serão salvas no Tiny.

  • Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU)

    Com este parâmetro habilitado, sempre que os produtos forem importados do e-commerce, o código (SKU) do produto será automaticamente atualizado.

  • Enviar dias para preparação ao sincronizar

    Com esse parâmetro habilitado, a informação da quantidade de dias necessários para preparação do envio do item vai ser enviada para a Vnda.

    Para preencher este campo, acesse o menu cadastro → produto → editar, na aba dados gerais, na seção estoque clique em dias para preparação. Lembramos que esse campo pode ser alimentado por planilha e será inserido também nas APIs de cálculos dos fretes.

  • Enviar o preço promocional

    🚩 Manter este parâmetro sempre desabilitado.

  • Enviar descrição complementar

    Com esse parâmetro habilitado, o sistema irá enviar para a integração a descrição complementar, conforme está cadastrada no produto.

    Para preencher este campo, acesse o menu cadastro → produto → editar, na aba dados complementares, na seção descrição complementar, podendo cadastrar e formatar a descrição complementar com os recursos disponíveis do nosso editor.

  • Criar produtos com status ativo

    Com esse parâmetro habilitado, os anúncios serão criados na Vnda com o status de ativo, caso contrário, eles serão criados com o status de inativo.

    Esse parâmetro se aplica a todos os produtos novos que forem enviados para a plataforma. Produtos que já possuem um anúncio ativo, não são afetados quando feito um envio de atualização de dados.

Aba Pedidos

Na aba pedidos, você define as regras do fluxo de recebimento e tratativas de pedidos da plataforma.

Fluxo de Pedidos

  • Importar valor do frete nos pedidos

    Com esse parâmetro habilitado o valor do frete também vai ser importado, ao importar os pedidos.

  • Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos

    Com esse parâmetro habilitado, ao importar os pedidos, as primeiras letras do nome e sobrenome do cliente serão transformadas em maiúsculas.

  • Sincronização automática de pedidos

    Com esse parâmetro habilitado, os pedidos criados vão ser importados de forma automática para o Tiny, utilizando o recurso de OMS. Saiba mais sobre o recurso em OMS.

🚩 Para que os pedidos sejam sincronizados automaticamente, é necessário, após salvar a integração, que acesse a aba conexão, copie a URL no campo importação de pedidos, em URL's de notificação no Tiny, acessar o painel da Vnda e em configurações > webhooks > + para incluir a URL gerada no Tiny. Selecione "order-confirmed" (o pedido é importado quando o pagamento do pedido foi confirmado). Em caso de dúvidas, contate a equipe de suporte da Vnda.

  • Campo do pedido para observações

    Define como as observações do pedido serão importadas para o campo observação, no pedido de venda.

    • Observações internas: As observações serão exibidas somente no pedido de venda.

    • Observações externas: As observações serão exibidas no pedido de venda e nas notas fiscais.

  • Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado

    Com esse parâmetro habilitado, o código de rastreio será automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos.

  • Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny

    Ao habilitar este parâmetro, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na Vnda. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.

Dados Fiscais

  • Natureza de operação para venda

    Selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e ao gerar nota fiscal através do pedido importado. Para mais informações, acesse naturezas de operação de saída.

  • Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS

    Com esse parâmetro habilitado, você poderá selecionar uma natureza de operação específica para destinatários contribuintes do ICMS, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte.

Aba Mapeamentos

Define o vínculo entre os códigos do Tiny com os códigos da Vnda para categorias, variações, situação dos pedidos, formas de recebimento e de frete, e a definição dos horários de envio de mercadorias.

Situação dos pedidos

Define o vínculo entre os pedidos no Tiny e na Vnda de acordo com a situação do pedido através do mapeamento da situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, definindo também o fluxo da sequência das situações no Tiny.

As situações padrão e as respectivas situações dos pedidos no Tiny são preenchidas de forma automática pelo sistema, ao acessar a aba situação dos pedidos.

Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação, localizado ao final da página, após os mapeamentos existentes.

Ao habilitar o permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, será possível alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando envio. No entanto, caso você utilize o recurso do OMS, recomendamos manter este parâmetro desabilitado.

Observação: Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída.

Formas de recebimento

Define o vínculo entre as formas de recebimento dos seus pedidos com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas no Tiny com as mesmas informações da Vnda.

Ao habilitar o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos, será possível relacionar as formas de pagamento presentes em Vnda com os respectivos destinos no Tiny. Para isso, clique em adicionar forma de recebimento.

A seguir, no campo de forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny a ser relacionada com a da integração. No campo código na integração, clique sobre o botão relacionar forma de recebimento 🔗 e selecione a forma de recebimento da Vnda que corresponderá à do Tiny.

Se a forma de recebimento correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de recebimento selecionada para realizar o relacionamento. Para isso, é necessário informar o identificador do pedido na integração, através do Order ID ou Shipment ID. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código.

Observação: Ao adicionar as formas de recebimento selecionadas, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de recebimento, acesse formas de recebimento.

Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.

No campo forma de recebimento padrão, defina a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido importado não possua nenhuma forma relacionada.

No campo categoria financeira padrão dos pedidos, selecione a categoria financeira padrão para esta integração, se assim desejar. As categorias financeiras exibidas são previamente cadastradas em categorias de receitas e despesas, nas configurações de finanças.

Formas de frete

Define o vínculo entre as formas de frete dos seus pedidos da Vnda com a forma de frete no Tiny. Esta configuração fará com que os pedidos no Tiny sejam gerados com as mesmas informações de frete da Vnda.

Para fazer o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny, clique em adicionar e no campo forma de envio e forma de frete, selecione as formas que deseja mapear.

Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete 🔗. Na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente na Vnda.

Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível obter por pedido que tenha a mesma forma de frete selecionada para realizar o relacionamento, informando o identificador do pedido na integração. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.

Observação: Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.

Categorias

Relacione as categorias de produtos no Tiny com as categorias do e-commerce, assim os produtos já serão enviados nas categorias mapeadas previamente.

Categorias já cadastradas serão apresentadas em categoria no Tiny. Adicione o código da categoria na Vnda clicando no botão configurar categoria no e-commerce 🔗.

Observações: Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, verifique as instruções para inclusão de categorias em como cadastrar categorias de produtos.

Variações

Define a grade variações dos seus produtos que devem ser vinculados com os produtos da Vnda ao sincronizar com o e-commerce.

Ao clicar em abrir edição avançada, o Tiny busca identificar as variações e opções no e-commerce para criar um vínculo com as existentes Tiny.

O campo variação no e-commerce mostra as variações cadastradas na Vnda. No campo variação no Tiny selecione a variação correspondente no Tiny.

O campo opção no e-commerce mostra os valores variações cadastradas na plataforma. No campo opção no Tiny selecione sua correspondente no Tiny.

Observações: Os campos variação e opção no Tiny exibem as variações e valores previamente cadastrados. Maiores informações sobre variações estão disponíveis em variações dos produtos. A aba variações somente aparecerá com a extensão variações instalada e após salvar as configurações.

Ao final, não esqueça de salvar as configurações.

Se você estiver migrando da integração Vnda para a integração nativa Vnda Commerce, sugerimos que não faça a importação dos produtos neste momento, logo após salvar a integração, tendo em vista que ao realizar a migração da integração, os pedidos cadastrados na integração antiga, serão carregados para a integração nova. A importação dos produtos poderá ser realizada a partir do módulo de produtos, após a conclusão das configurações de migração.

Configuração na Vnda

Após salvar a configuração no Tiny é necessário adicionar no painel da Vnda a URL's de notificação no Tiny, para que os pedidos sejam recebidos corretamente.

➣ O campo URL's de notificação no Tiny só estará visível para contas que utilizam o recurso do OMS.

  1. No Tiny, após salvar a configuração, retorne à aba conexão, e em URL's de notificação no Tiny, copie a informação do campo importação de pedidos.

  2. Acesse o painel da Vnda e em seguida clique em configurações > webhooks.

  3. Clique em adicionar webhook ‘+’ e escolha order-confirmed (o pedido é importado quando o pagamento for confirmado).

  4. Cole a URL de notificação no Tiny. Agora, os novos pedidos realizados serão direcionados para a integração nova.

➣ Se estiver realizando a migração da integração antiga para a nova é necessário excluir os webhooks de order-received ou order-confirmed referentes à outra integração. Esse passo é necessário para que não ocorra duplicação de pedidos nas integrações. Em caso de dúvidas, contate a equipe de suporte da Vnda.

💬 Como enviar produtos da Vnda para o Tiny?

  1. Para importar os produtos cadastrados na Vnda para o ERP, acesse o Tiny e vá em menu → cadastros → produtos → receber do e-commerce.

  2. Selecione a integração e clique em avançar.

  3. Selecione quais anúncios deseja importar: todos os anúncios, apenas anúncios novos - que não estão cadastrados no Tiny - ou anúncio individual, sendo necessário o identificador do anúncio. Clique em prosseguir.

  4. Marque as opções de atualização dos produtos importados: atualizar dados do produto, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque, atualizar imagens.
    Você pode também preencher os dados fiscais (unidade, NCM e origem) dos produtos. Essas são informações padrão, que serão utilizadas apenas para produtos que não possuam dados fiscais previamente cadastrados.

  5. Clique em importar para concluir o processo.

Os campos importados são:

  • Categorias

  • Código (SKU)

  • Dados de SEO

  • Descrição

  • Dias de preparação

  • Dimensões

  • Estoque

  • Estoque mínimo

  • Imagens

  • Peso bruto

  • Preço

  • Variações

Observações:

  • A opção criar exceções de preços será exibida se a regra de preço da integração for definida conforme lista de preços. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. Saiba mais em listas de preços.

  • Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.

  • Com a ação interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.

💬 Como receber os pedidos do e-commerce no Tiny?

  1. Para importação dos pedidos acesse menuvendaspedidos do e-commerce

  2. Ou, acesse menuvendaspedidos de vendareceber do e-commerce.

  3. Na aba da loja virtual, selecione os pedidos e clique em receber. Vale lembrar que é possível filtrar os pedidos por situação e por período.

  4. Clique em processar lista de pedidos.

Observação: Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em cadastrosclientes e fornecedores.

💬 Como enviar produtos do Tiny para Vnda?

  1. Para enviar os produtos, em seu ERP acesse menu → cadastros → produtos.

  2. Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
    Observações: Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce. Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.

  3. Selecione sua integração Vnda Commerce, no campo plataforma.

  4. Marque atualizar estoque no e-commerce se desejar atualizar o estoque na Vnda de acordo com o Tiny, e mantenha desabilitada a opção parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.

  5. Clique em avançar e valide se os produtos estão com as informações corretas. A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: identificador, descrição, código (SKU), preço e estoque.

  6. Clique em enviar para concluir o envio dos produtos.

  7. Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.

Os campos enviados são:

  • Categorias

  • Código (SKU)

  • Dados de SEO

  • Descrição

  • Descrição complementar

  • Dias de preparação

  • Dimensões

  • Estoque

  • Estoque mínimo

  • Imagens

  • Peso bruto

  • Preço

  • Variações

💬 Como enviar dados da chave de acesso para o e-commerce?

Ao utilizar esta integração, assim que as notas forem emitidas através das vendas importadas de sua plataforma, os dados das notas fiscais serão enviados de forma automática.

💬 Como enviar o estoque dos produtos do Tiny para a Vnda?

  1. Acesse menu → cadastros → produtos.

  2. Selecione um ou mais produtos para envio.

  3. Clique em mais ações → enviar estoque para o e-commerce.
    Observações: Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.

    Para enviar atualização de estoque de todos os anúncios de uma única vez, acesse menu → cadastro → anúncios, selecione todos os anúncios da página, clique em enviar estoque para o e-commerce. Uma mensagem de expansão da seleção será exibida. Marque a opção de envio de todos anúncios e confirme. Defina qual saldo de estoque será enviado. Selecione, confira os anúncios e envie.

  4. Selecione a integração, no campo plataforma.

  5. Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar. A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código (SKU) e estoque.

  6. Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.

💬 Como enviar o preço dos produtos do Tiny para a Vnda?

  1. Acesse menu → cadastros → produtos.

  2. Selecione um ou mais produtos para envio.

  3. Clique em mais ações → enviar preços para o e-commerce.

    Observação: Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce.

  4. Selecione a integração, no campo plataforma. A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código (SKU) e preço.

  5. Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.

💬 Como enviar o código de rastreio para a plataforma?

Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.

1. Acesse iníciovendasexpedição.

2. Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio correios , na aba concluídas, localize a expedição desejada e clique no menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação: Ao enviar o código de rastreio, a Forma de frete também é enviada e os pedidos são marcados como Enviados.

3. Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.

💬 Como gerenciar o preço dos produtos no Tiny e atualizar na Vnda?

  1. Acesse menu → cadastros → produtos → mais ações → reajustar preços dos produtos.

  2. Utilize as opções de filtros disponíveis ou clique em listar produtos.

  3. Clique em informar reajuste, selecione os produtos que deseja atualizar valores.

  4. Informe o percentual de reajuste em reajuste e clique em aplicar aos selecionados.

  5. Marque atualizar preços no e-commerce e selecione a sua plataforma, para que o preço dos produtos seja atualizado no e-commerce.

  6. Clique em salvar e confirme a atualização dos preços.
    Será exibida uma janela informativa com o resultado da atualização de preços no e-commerce.

Informações adicionais

  • Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos vinculados à integração antiga com a Vnda, acesse menu → início → integrações. Busque pela integração Vnda, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. Lembramos que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.

  • Os campos sincronizados devem ser alterados somente no Tiny. Caso você altere alguma destas informações no admin Vnda, elas serão sobrescritas pelos dados cadastrados no Tiny assim que rodar a próxima rotina de sincronização.


Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?