Passar para o conteúdo principal
Boas práticas para envio dos e-mails transacionais

Entenda como otimizar a entregabilidade dos e-mails transacionais.

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de um mês

Visando estar em conformidade com o DMARC, as mensagens devem ser autenticadas por SPF ou DKIM, mas, idealmente, quando ambos são usados ​​com DMARC, você estará garantindo o mais alto nível de proteção possível para o envio de e-mail.

Essas configurações de autenticação são fundamentais para obter uma boa entregabilidade dos e-mails. Caso contrário, é muito mais provável que você encontre problemas que possam afetar sua entregabilidade.

Basicamente, é necessário adicionar algumas entradas de DNS no gestor de domínio da marca, para que os servidores de e-mail entendam que as comunicações disparadas são oficiais e realmente estão vindo da sua loja virtual.

Nesse artigo explicamos como fazer isso. São três configurações:

DMARC

O DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) busca garantir que haja alinhamento de domínio com pelo menos um dos SPF e DKIM. Usar SPF e DKIM sozinhos não faz nada para garantir que o endereço From seja autenticado (este é o endereço de e-mail que seu destinatário vê em seu cliente de e-mail). O SPF verifica apenas o domínio especificado no endereço MAIL FROM (não visto pelo seu destinatário). O DMARC aborda esses dois problemas exigindo que o alinhamento de domínio esteja correto no SPF ou no DKIM.

Para configurar o DMARC, você precisa modificar as configurações de DNS do seu domínio. O nome do registro TXT que você criar deve ser , onde é seu domínio. O valor do registro TXT contém a política DMARC que se aplica ao seu domínio.

A seguir está um exemplo de um registro TXT que contém uma política DMARC:_dmarc.example.com, em que o example.com é seu domínio, exemplo: "vnda.com.br".

Nome

Tipo

Valor

_dmarc.example.com

TXT

"v=DMARC1;p=none;rua=mailto:my_dmarc_report@example.com"


SPF

Um Sender Policy Framework (SPF) é um tipo de registro DNS TXT que lista todos os servidores autorizados a enviar e-mails de um determinado domínio.

Para configurar, adicione o registro TXT abaixo no seu gerenciador de DNS:

Nome

Tipo

Valor

subdomain.domain.com

TXT

"v=spf1 include:amazonses.com ~all"

  1. Crie uma entrada do tipo SPF, com o nome do host em branco. Se o gestor não aceitar o campo nome em branco, use um "@".

  2. Adicionar no registro spf existente ou criar registro spf (TXT):
    include:amazonses.com

💡 Se não houver a opção SPF, crie um TXT no formato "v=spf1 include:amazonses.com ~all"


DKIM

O sistema DKIM (DomainKeys Identified Mail) é uma forma de autenticação por email que adiciona assinaturas de criptografia digital para as mensagens de correio eletrônico.

Isso garante que o email vem de uma fonte confiável e que ele não foi alterado ou forjado no período de trânsito entre os servidores de envio e de recebimento.

Para configurar, basta validar o passo a passo conforme demonstra esse outro artigo:


Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?