Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRelacionamentos
Central de Mensagens: Integração Twilio
Central de Mensagens: Integração Twilio

Veja como integrar seu ecommerce com a Twillio para envio de SMS e WhatsApp.

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de 3 meses

Através da Central de Mensagens disponível no painel administrativo, é possível configurar disparos transacionais via SMS e WhatsApp. Neste artigo, te explicamos como fazer isso.

💡Para ativar a integração, é necessário ter uma conta na Twilio: https://www.twilio.com/try-twilio

💡Além da conta, é necessário adquirir um número junto a Twilio para envio de SMS e/ou Whatsapp.

Integrando a Twilio

Siga os passos abaixo para configurar a integração:

1. Na página inicial do console da Twilio, vá até a seção “Account Info” e copie “Account SID” e “Auth Token”.

2. Vá até o Admin do ecommerce e acesse a central de mensagens.
Configurações ⚙️ > Central de Mensagens.

3. Na central de mensagens clique no botão “Credenciamento”, cole o “Account SID” e “Auth Token” copiados na primeira etapa e insira o número que será utilizado para o disparo de SMS e/ou Whatsapp (Número adquirido junto a Twilio).

Após finalizar os passos acima, já é possível configurar o disparo de mensagens via Whatsapp e/ou SMS.

SMS

1. Acesse a central de mensagens, escolha o template e clique em editar na opção de SMS.

2. Edite o texto da mensagem conforme sua preferência. Para visualizar todas as variáveis disponíveis, clique em “Ver Todas as Variáveis”.

3. Feito isso, ative o template e suas mensagens serão disparadas.

Whatsapp

1. No console da Twilio, acesse o produto “Messaging” e clique em “Content Template Builder” para cadastrar o seu primeiro template de Whatsapp.

2. Defina o nome do template, o idioma utilizado e selecione o tipo de conteúdo como “Text”. Logo após clique em “Create”.

3. Na tela seguinte, configure o conteúdo da mensagem. Caso deseje incluir uma variável, a mesma deve estar em chaves duplas.

Variáveis disponíveis:

{{pedido}}

{{paginadopedido}}

{{experienciadocliente}}

{{valordodesconto}}

{{descontotexto}}

{{valordoenvio}}

{{formadeenvio}}

{{valordopedido}}

{{formadepagamento}}

{{condicaodepagamento}}

{{linkdoboleto}}

{{itensdopedido}}

{{prazodeentrega}}

{{prazodeentregautil}}

{{datadeentrega}}

{{pacotes}}

{{mensagemdiasdepreparo}}

{{nome}}

{{sobrenome}}

{{enderecoentrega}}

{{complementoentrega}}

{{bairroentrega}}

{{cidadeentrega}}

{{estadoentrega}}

{{nomeentrega}}

{{enderecocobranca}}

{{complementocobranca}}

{{bairrocobranca}}

{{cidadecobranca}}

{{estadocobranca}}

{{nomecobranca}}

{{nomedaloja}}

{{nomedapessoa}}

{{retiradaendereco}}

{{retiradacep}}

{{retiradacidade}}

{{retiradaestado}}

{{retiradaemail}}

{{retiradatelefone}}

1. Após configurar o conteúdo da mensagem, clique em “Save and submit for WhatsApp approval”, preencha valores padrões para as variáveis e clique “Save with samples”.

2. Copie o id do template (Content template SID) e volte para a central de mensagens no Admin do ecommerce.

3. Na central de mensagens, escolha o template, clique em editar na opção Whatsapp, cole o id do template twilio (Content template SID) no campo “Identificador Twilio” e configure o conteúdo da mensagem igual ao configurado no console da Twilio.


Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?