Através da Central de Mensagens disponível no painel administrativo, é possível configurar disparos transacionais via SMS e WhatsApp. Neste artigo, te explicamos como fazer isso.
💡Para ativar a integração, é necessário ter uma conta na Twilio: https://www.twilio.com/try-twilio
💡Além da conta, é necessário adquirir um número junto a Twilio para envio de SMS e/ou Whatsapp.
Integrando a Twilio
Siga os passos abaixo para configurar a integração:
1. Na página inicial do console da Twilio, vá até a seção “Account Info” e copie “Account SID” e “Auth Token”.
2. Vá até o Admin do ecommerce e acesse a central de mensagens.
Configurações ⚙️ > Central de Mensagens.
3. Na central de mensagens clique no botão “Credenciamento”, cole o “Account SID” e “Auth Token” copiados na primeira etapa e insira o número que será utilizado para o disparo de SMS e/ou Whatsapp (Número adquirido junto a Twilio).
Após finalizar os passos acima, já é possível configurar o disparo de mensagens via Whatsapp e/ou SMS.
Whatsapp
1. No console da Twilio, acesse o produto “Messaging” e clique em “Content Template Builder” para cadastrar o seu primeiro template de Whatsapp.
2. Defina o nome do template, o idioma utilizado e selecione o tipo de conteúdo como “Text”. Logo após clique em “Create”.
3. Na tela seguinte, configure o conteúdo da mensagem. Caso deseje incluir uma variável, a mesma deve estar em chaves duplas.
Variáveis disponíveis:
Variáveis disponíveis:
{{pedido}}
{{paginadopedido}}
{{experienciadocliente}}
{{valordodesconto}}
{{descontotexto}}
{{valordoenvio}}
{{formadeenvio}}
{{valordopedido}}
{{formadepagamento}}
{{condicaodepagamento}}
{{linkdoboleto}}
{{itensdopedido}}
{{prazodeentrega}}
{{prazodeentregautil}}
{{datadeentrega}}
{{pacotes}}
{{mensagemdiasdepreparo}}
{{nome}}
{{sobrenome}}
{{enderecoentrega}}
{{complementoentrega}}
{{bairroentrega}}
{{cidadeentrega}}
{{estadoentrega}}
{{nomeentrega}}
{{enderecocobranca}}
{{complementocobranca}}
{{bairrocobranca}}
{{cidadecobranca}}
{{estadocobranca}}
{{nomecobranca}}
{{nomedaloja}}
{{nomedapessoa}}
{{retiradaendereco}}
{{retiradacep}}
{{retiradacidade}}
{{retiradaestado}}
{{retiradaemail}}
{{retiradatelefone}}
1. Após configurar o conteúdo da mensagem, clique em “Save and submit for WhatsApp approval”, preencha valores padrões para as variáveis e clique “Save with samples”.
2. Copie o id do template (Content template SID) e volte para a central de mensagens no Admin do ecommerce.
3. Na central de mensagens, escolha o template, clique em editar na opção Whatsapp, cole o id do template twilio (Content template SID) no campo “Identificador Twilio” e configure o conteúdo da mensagem igual ao configurado no console da Twilio.
Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉
Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)
Basta clicar nas carinhas abaixo.