Os descontos atraem, mas a experiência de compra é o que garante a venda. Para que sua operação flua sem problemas na data mais importante do ano, trouxemos dicas essenciais sobre logística, estoque, pagamentos e muito mais.
Gestão de estoque: as perguntas que você deve fazer agora
Garantir um estoque organizado é o primeiro passo para uma Black Friday de sucesso. Pergunte a si mesmo:
Você tem estoque suficiente para os produtos mais procurados? Se não, já contatou seu fornecedor?
O estoque do seu ERP está 100% alinhado com o seu admin?
No admin, você pode usar dois recursos essenciais:
Prazo de manuseio: Adicione um tempo extra para o preparo dos pedidos. O prazo final que o cliente verá no frete será a soma do prazo de manuseio com o prazo de entrega da transportadora. Você pode estabelecer prazos de envios diferentes entre os produtos ou inserir o mesmo para todos.
Produtos sob encomenda: Não perca vendas por falta de estoque! Ative essa funcionalidade para continuar vendendo produtos de alta demanda mesmo com o estoque zerado. Quando o cliente vai para a etapa de finalização de compra e faz uma cotação de frete, esse tempo de reposição é somado ao prazo de entrega.
Formas de pagamento: aja com estratégia
A fluidez do pagamento impacta diretamente na sua conversão.
Dê preferência a pagamentos instantâneos (Cartão e Pix) para evitar que o estoque fique retido.
Tenha uma adquirente de backup. Assim, se houver qualquer instabilidade com a sua adquirente principal, você não perde vendas.
Atenção ao prazo! Para trocas ou ativação de novas adquirentes, recomendamos o prazo até o dia 10/11.
Clicando aqui você confere as opções de adquirentes com os quais a plataforma de de ecommerce da Olist possui integração e o que é preciso para ativar cada um na sua loja.
Formas de entrega: garanta a satisfação do cliente
Um frete caro ou demorado pode ser o motivo do abandono de carrinho.
Use entregas por planilha: Elas são mais estáveis que as integrações por API e permitem gerenciar tudo direto do admin, como adicionar prazos ou bloquear faixas de CEP.
Atenção ao prazo! Para que possamos cadastrá-las no seu e-commerce, estes arquivos precisam estar neste modelo e devem ser enviados para ajuda@vnda.com.br até o dia 10/11.
Adicione um prazo de segurança: Devido ao alto volume de pedidos, sugerimos adicionar de 2 a 4 dias extras no prazo de entrega. Isso evita frustração do cliente e possíveis atrasos.
Frete inteligente: Em vez de frete grátis total, ofereça frete grátis para pedidos com valor mínimo (idealmente, 1.5x o seu ticket médio). Isso incentiva o cliente a comprar mais, sem prejudicar sua margem de lucro.
Revise o cadastro dos seus produtos
O cadastro e a atualização de produtos são processos essenciais para a manutenção da sua loja. Para facilitar essas tarefas, criamos este guia com os dois momentos do processo: o primeiro cadastro e as modificações nos produtos.
Confira se as variantes, dimensões, pesos e SEO estão corretos. Dados incorretos podem até mesmo impedir que o cliente finalize a compra.
Uma descrição rica, imagens de alta qualidade e um SEO bem feito são essenciais. Juntos, eles não só atraem mais tráfego orgânico para sua loja, como também aumentam o interesse e a confiança do cliente, transformando visitas em vendas.
ATENÇÃO: revisão de layout
Não queremos nenhuma surpresa indesejada na data comercial mais importante do ano, certo? Por isso, teremos uma data limite recomendada para fazer atualizações no seu e-commerce: 10/11.
Dúvidas? Fale com a gente através do e-mail ajuda@vnda.com.br 😉