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Guia de Configurações Extras da Loja

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Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

Guia de Configurações Extras da Loja

A seção de Configurações Extras do painel administrativo da Ecommerce da Olist permite ativar e gerenciar funcionalidades avançadas que não vêm habilitadas por padrão. Este guia detalha cada uma das opções disponíveis para que você possa customizar e potencializar a sua operação.

Para acessar esta área, siga o caminho: Configurações > Gerais > Extras.

Campos de Configuração e Integração

Esta seção agrupa campos para inserção de tokens e informações essenciais para o funcionamento de integrações e recursos específicos.

  • Botão para atualizar o cache das lojas: força uma limpeza e atualização do cache da sua loja. É útil para garantir que alterações recentes em configurações, temas ou produtos sejam exibidas imediatamente para os visitantes.

  • Token para lista de espera: neste campo, você deve inserir o token fornecido para habilitar e gerenciar a funcionalidade de Lista de Espera, permitindo que clientes se cadastrem para serem notificados quando um produto esgotado voltar ao estoque.

  • Tracker token: essencial para configurar o aplicativo de rastreamento de pedidos. O token inserido aqui conecta sua loja ao serviço, permitindo que os clientes acompanhem o status da entrega.

  • E-mail Paypal: campo obrigatório para lojas que utilizam o módulo de vendas internacionais. Cadastre o e-mail da sua conta PayPal para processar e receber pagamentos de clientes fora do país.

  • Link para a Dashboard (Looker Studio - Descontinuado): este campo era utilizado para integração com o Looker Studio (antigo Google Data Studio) e será removido em versões futuras da plataforma.


Habilitação de Recursos Adicionais (Toggles)

Abaixo dos campos de configuração, você encontrará uma lista de recursos que podem ser ativados ou desativados a qualquer momento através de um seletor (toggle).

Recursos Principais

  • Habilitar Automation?

    Ativa a ferramenta de Automação de Marketing do Ecommerce da Olist. Com ela, é possível criar fluxos automatizados de comunicação com os clientes, como recuperação de carrinho abandonado, e-mails de boas-vindas e outras campanhas de mensageria.

  • Habilitar HUB?

    Libera o acesso ao HUB Vnda, uma interface projetada para facilitar a integração da sua loja com sistemas externos, como ERPs e outros hubs de marketplace, centralizando a troca de informações de produtos, estoque e pedidos.

  • Habilitar redirecionamentos avançados?

    Permite criar e gerenciar redirecionamentos de URLs. Essa função é útil para direcionar o tráfego de uma URL antiga para uma nova dentro do mesmo domínio, evitando páginas de erro (404) e preservando a relevância para mecanismos de busca (SEO).

  • Olist Envios (Recurso Padrão): a integração com o Envios da Olist agora é um recurso padrão, ativo para todas as lojas. Por esse motivo, o botão de habilitação nesta tela será removido em versões futuras. A configuração das credenciais deve ser feita diretamente na área de logística da plataforma.

Gestão de Catálogo e Produtos

  • Listar somente produtos disponíveis?

    Quando marcada, esta opção garante que apenas produtos com estoque ou disponíveis para venda sejam exibidos nas listagens da loja e indexados por motores de busca. Produtos inativos ou esgotados ficarão ocultos.

  • Habilitar cadastro e configuração de produtos personalizados?

    Permite a criação de produtos que o cliente pode personalizar, como adicionar um nome, escolher cores ou enviar uma imagem.

    Atenção: a ativação deste recurso pode exigir uma atualização do tema (deploy) na loja. Contate o suporte para mais detalhes.

  • Habilitar campo de markdown na descrição de produtos?

    Adiciona um editor que suporta a linguagem Markdown na descrição dos produtos, permitindo formatações ricas como negrito, itálico, listas e links. Pode ser necessário um deploy para que a formatação seja exibida corretamente no front-end.

Pagamentos e Promoções

  • Habilitar Split de pagamento?

    Ativa a funcionalidade que divide o valor de um pedido entre múltiplos recebedores (sellers), útil para operações de marketplace. Atualmente, está disponível apenas para a integração com o gateway Pagar.me V5.

  • Habilitar promoções para um grupo de clientes?

    Permite criar campanhas promocionais exclusivas para segmentos específicos de clientes, utilizando tags para agrupar os usuários. Ideal para ações de fidelidade, clubes de assinatura ou para públicos selecionados.

Recursos Específicos e Legado

  • Habilitar envio de produtos para o HUB?

    Esta opção é específica para a integração com o hub Anymarket. Quando ativada, permite que os produtos cadastrados no Ecommerce da Olist sejam enviados para a plataforma da Anymarket, centralizando a gestão de catálogo.

  • Habilitar modo Direct?

    Ativa o modo "Direct", que é utilizado em operações que não possuem um front-end (uma loja virtual tradicional) e utilizam o Ecommerce da Olist apenas para processar vendas através de canais como o Direct App (aplicativo para vendedores) ou integrações via API (headless).

  • Habilitar Vnda Conteúdo (Descontinuado): esta funcionalidade de blog foi descontinuada. Para novas implementações de blog em sua loja, entre em contato com a equipe de suporte através do e-mail ajuda@vnda.com.br.

  • Mostrar link para OMS (Dropshipping) (Descontinuado): opção relacionada a uma antiga funcionalidade de marketplace (Order Management System) que também foi descontinuada.

Caso tenha alguma dúvida sobre os campos ou necessite de auxílio para ativar ou configurar algum destes recursos, entre em contato com nossa equipe de especialistas através do e-mail ajuda@vnda.com.br para obter mais informações e suporte.

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