Na Central de Mensagens, temos uma nova ferramenta que permite personalizar os e-mails transacionais. Com o Editor Avançado, você tem mais autonomia para deixar a comunicação com seus clientes ainda mais clara e com a cara da sua marca.
O que é o Editor Avançado
O Editor Avançado permite personalizar os seus e-mails transacionais de forma mais detalhada e flexível. Com ele, você pode:
Adicionar ou remover blocos de conteúdo.
Usar diferentes layouts.
Mudar cores e fontes.
E até mesmo editar a estrutura do e-mail em HTML.
Essa funcionalidade oferece mais liberdade para você criar e-mails que não apenas informam o cliente sobre a compra, mas também fortalecem a identidade visual da sua marca.
Como personalizar os seus e-mails
Para começar, você precisa acessar a Central de Mensagens.
No menu lateral esquerdo do seu Admin, clique no ícone de configurações.
Em seguida, clique em Mensagens e avisos > Central de mensagens.
Na tela principal, você verá as categorias de e-mails, como Pedidos, Preparação de pacotes, Envios e entregas, entre outras.
Clique em uma das categorias para expandir e visualizar os e-mails disponíveis.
Selecione o e-mail que deseja personalizar, por exemplo, Pedido recebido Pix.
Clique no ícone de lápis para editar.
Ao entrar na edição, você verá uma notificação de que o e-mail está usando o Editor Básico. Para ativar a nova funcionalidade, clique em AVANÇADO e confirme a mudança.
O sistema irá salvar o template em modo avançado para você poder editá-lo.
Você poderá incluir diversos blocos para personalizar o conteúdo, como:
Texto: para inserir e formatar o conteúdo do e-mail. Você pode usar as variáveis disponíveis na ferramenta.
HTML: para usar a sua própria estrutura de código e ter uma personalização ainda mais aprofundada.
Imagem: para adicionar o logo da sua marca ou imagens promocionais.
Botão: para inserir links de ação, como Ver meu pedido.
Divisor: para separar os blocos de conteúdo.
Colunas: para organizar o layout das informações em até duas colunas.
Variáveis disponíveis: para puxar informações sobre o pedido direto da base de dados (por exemplo número do pedido, nome do cliente, entre outras).
Dicas e boas práticas
Evite redundâncias: não repita informações. Mantenha os e-mails curtos e objetivos.
Ordem dos blocos: se necessário, utilize as setas ao lado de cada bloco, para ajustar a posição no corpo do e-mail.
Personalize com blocos: use os diferentes tipos de blocos de conteúdo, como imagens e botões, para criar um design mais dinâmico e que seja a cara da sua marca.
Templates: temos templates bases que você também pode usar para criar seus e-mails.
Teste o e-mail: antes de salvar, utilize a opção Enviar teste para ver como o e-mail chegará para o cliente.
