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Personalizando o feed XML de produtos

Leia este artigo e veja como personalizar o formato e campos do seu feed XML de produtos de acordo com suas integrações.

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Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

O que é um feed?

Um feed XML de produtos nada mais é do que um arquivo gerado pela plataforma no qual constam as informações de seus produtos, como nome, descrição, preço, estoque e diversos outros campos. Estas informações no feed são atualizadas automaticamente sempre que alteradas no site.

A partir desse arquivo, plataformas como Google e Facebook fazem a leitura dos seus produtos para realizar a criação e ativação de catálogos no Google Shopping e Lojinha do Instagram, respectivamente.

Com um feed de produtos cadastrado você consegue anunciar seus produtos nas principais ferramentas de mídia de forma prática e rápida.

Por que isso é legal?

Um feed corretamente preenchido é indispensável para se ter boas campanhas de Google Shopping, Facebook e Instagram Ads além de campanhas de Pinterest ou qualquer ferramenta de marketing.

Este artigo detalha todos os tipos de personalização que você pode fazer em seus feeds para atender todos os critérios das ferramentas.

Neste artigo, você vai conferir:

👉 Feeds disponíveis:

Disponibilizamos até 5 feeds diferentes para as lojas configurarem e personalizarem conforme as particularidades e preferências de cada ferramenta:

Feed Google: <urldaloja>/products_google.rss

Feed Facebook e Instagram: <urldaloja>/products_facebook.rss

Feed Pinterest: <urldaloja>/products_pinterest.rss

Feed TikTok: <urldaloja>/tiktok.rss

Feed para demais integrações: <urldaloja>/products.rss

Como criar um feed XML?

Você pode conferir quais feeds estão ativos ou criar um novo feed direto do seu admin em Configurações > Feed de Produtos. Os feeds já disponíveis para você estarão sinalizados conforme exemplo abaixo:

Caso queira ativar um novo feed ou editar um existe, basta clicar nos 3 pontinhos ao lado do feed respectivo e então selecionar a opção CONFIGURAR.

Você será direcionado para uma nova tela com configurações básicas e avançadas do feed:

Preferências do feed

Existem algumas preferências que podem ser configuradas para personalizar o formato do seu feed e torná-lo ele mais otimizado para a integrações especificas.

Veja as possibilidades abaixo 👇

1 - Inserir condição dos produtos

Novo - quando são produtos novos

Usado - quando são produtos usados

Recondicionado - quando o produto é usado e passou por um processo de recondicionamento, foi examinado, testado e limpo por técnicos certificados que garantem seu completo funcionamento

2 - Agrupar produtos por:

Referência - caso queira que cada produto no seu feed seja de acordo com as referências cadastradas no Admin. Nesse caso, as informações cadastradas junto à variante principal de cada produto aparecerão no seu feed.

SKU - nesse formato, cada variante de um produto aparecerá como um produto independente no catálogo do Facebook ou Google, sem impactar na organização do seu site. É útil caso você queira divulgar separadamente determinadas cores de um produto, por exemplo.

3 - Opções de parcelamento:

Você pode optar por enviar ao seu feed XML as informações de parcelamento aceitas no seu site.

IMPORTANTE: Recentemente o Facebook alterou as suas diretrizes e não comporta mais esse tipo de informação. Por isso, recomendamos deixar configurado para que esses dados não sejam enviados no feed correspondente ao Facebook.

4 - Imagens de produto em alta resolução:

Você pode optar por enviar no seu feed XML as imagens em alta resolução ou não.

5 - Inserir código de barras:

Sim - caso possua GTIN cadastrado e queira que seja inserido no feed

Não - caso não possua GTIN

IMPORTANTE: Além de configurar para que esse envio seja feito, é necessário adicionar essa informação também dentro de variáveis do feed, conforme explicamos no item 12 abaixo.

6 - Inserir dias de manuseio dos produtos:

Você pode configurar para que seja enviado ou não os prazos de manuseio para a produção dos produtos, cadastrados junto às respectivas variantes de cada produto.

7 - Imagens adicionais:

Sim - caso queira que o feed informe mais de uma foto por produto.

Não - caso queira que o feed informe apenas a primeira foto do produto.

8 - Inserir informação de peso e dimensões dos produtos:

Você pode configurar para que sejam enviadas ou não as informações das dimensões e pesos cadastrados nas variantes dos produtos.

9 - Preço à vista

Sinalize aqui se deseja ou não enviar o preço pago à vista, ou seja, o preço do produto com desconto aplicado na forma de pagamento pix, caso tenha essa informação no seu site.

10 - Excluir produtos do feed:

Caso queira que algum produto cadastrado no site não apareça em seu feed.

Preencha aqui com a listagem de referências dos produtos que deseja ocultar do seu feed. Nesse caso, todas as variantes da referência também ficarão ocultas.

11 - Configurações avançadas:

Aqui é possível incluir um caractere delimitador no título e descrição dos produtos.

Caso você preencha o caractere delimitador com " | ", por exemplo, se existir esse caractere na descrição de um produto, vamos enviar pelo feed XML apenas as informações antes do caractere, não aparecendo no seu feed as informações após esse caractere.

12- Campos personalizados:

Permite adicionar campos novos no seu feed de acordo com a necessidade da ferramenta de marketing, como brand, google_product_category, color, size, gender, entre outros.

IMPORTANTE: que esses campos são opcionais, você pode adicionar uma variável no feed do Facebook e não adicioná-lo no feed do Google, por exemplo.

Recomendamos verificar as diretrizes e sugestões de boas práticas de cada ferramenta para incluir as informações mais indicadas.

Seguem algumas formas de preenchimento de campos personalizados:

1 - Chave: A chave que deve ser gerada no XML do Google Merchant

Chaves mais comuns:

- brand: Para indicar a marca do produto

- google_product_category: Para indicar qual a categoria do google (categorias padrões do google). Veja aqui como configurar essa informação, que é obrigatória no feed do Google.

- age_group: Para indicar a faixa etária do produto (indicado para produtos +18)

- color: Para indicar a cor do produto

- size: Para indicar o tamanho do produto

2 - Tipo: Indica a origem do valor da variável

3 - Valor: Indica que informação deve ser consultada

Veja abaixo exemplos de tipos e valores e como preenchê-los:

Tipo - Propriedade: Indica que o valor vem de um atributo do produto
Valor: informar qual propriedade deve ser consultada. Ex: "Cor" ou "Tamanho"

Ex:

No feed, vai aparecer a informação de cor cadastrada nos atributos das variantes desse produto:

*O preenchimento por atributo está disponível apenas para feeds agrupados por SKU

Tipo - Categoria: Indica que o valor vem de uma tag do produto
Valor: informar qual o tipo de tag deve ser puxado. Ex: brand ou age_group

Aqui o feed vai puxar a informação preenchida dentro do título das tags daquele mesmo tipo:

Tipo - Variante: Indica que o valor vem da variante do produto

Valor: informar qual campo da variante deve ser puxado. Ex: GTIN

*O preenchimento por variante está disponível apenas para feeds agrupados por SKU

Nesse exemplo, vai aparecer no feed o código de barras preenchido junto a cada variante de cada produto.

Tipo - Fixo: Indica que o valor é fixo para todos os produtos
Valor: informar um valor fixo que aparecerá igualmente em todos os produtos

Ex: aqui podemos incluir o nome da nossa marca para que seja destacada em todos produtos do feed:

Variável obrigatória: Caso marcado, irá sempre adicionar a tag, mesmo que com valor vazio, caso não seja encontrada a propriedade ou categoria referenciada.

Veja também:


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