A loja virtual só fica disponível para acesso após o apontamento de DNS. É ele que permite que o e-commerce fique no ar e seja acessado pelos consumidores.
Para realizar esses apontamentos, sua marca precisa de uma ferramenta de gerenciamento de DNS. É através do gerenciador de DNS que o domínio do e-commerce é vinculado a um plano de hospedagem.
Nesse tutorial você confere como configurar o seu gerenciador para apontar o DNS da sua loja: apontando o domínio principal e apontando o domínio raiz. Além disso, você também confere como validar se os apontamentos estão corretos.
🚧 Certifique-se de possuir um gerenciador de DNS antes de continuar com o tutorial. Se você já possui um gerenciador de DNS, e no gerenciador há uma entrada do CNAME com o destino www.nomedaloja.com.br, remova essa entrada antes de prosseguir com as configurações.
Apontamento de domínio principal
Esse apontamento é o principal pois é por meio que o e-commerce fica no ar. Se ele estiver errado, o seu site ficará como indisponível.
Para apontar o domínio principal:
Acesse o seu gerenciador de DNS;
Crie uma entrada do tipo CNAME com o rótulo ou host
www
e apontando paranomedaloja.cdn.vnda.com.br
.
🚩 Não esqueça de substituir o nomedaloja
pelo nome da sua loja.
Apontamento de domínio raiz
Esse apontamento serve para fazer com que o site abra normalmente, mesmo se o consumidor acessar a URL da loja sem o "www" na frente.
Para apontar o domínio raiz:
Acesse o seu gerenciador de DNS;
Crie uma entrada do tipo A com o rótulo (host) em branco e apontando para
168.220.83.228
.Crie uma entrada do tipo AAAA com o rótulo (host) em branco e apontando para
2a09:8280:1::3:6b16
Confira a imagem abaixo com os exemplos de apontamentos de domínio principal (1) e domínio raiz (2):
💡 Como validar os apontamentos
A plataforma da Vnda realiza a validação dos apontamentos de DNS. Se o apontamento raiz e o apontamento principal forem feitos corretamente, isso ficará sinalizado em Admin > Configurações ⚙️ > Domínio:
🚧 Pontos de atenção
Não altere os outros registros, como NS e MX.
As configurações de DNS não são instantâneas. Espere um momento para validar as alterações. Para validar use uma ferramenta de consulta de DNS, como https://who.is/dns/vnda.com.br ou https://mxtoolbox.com/DNSLookup.aspx.
Se você utiliza o gerenciador de DNS CloudFlare você deve desativar o Proxy status durante as configurações.
Caso você deseje realizar redirecionamentos de outros domínios secundários para o seu domínio principal, confira a nossa documentação redirecionamento de domínio.
Aprimorando a entregabilidade dos e-mails transacionais.
Atualmente com a migração das ferramentas de terceiros para uma solução própria temos alguns ajustes a serem efetuados para garantir o devido alinhamento das entradas de DNS usadas pelo serviço do Amazon Ses.
Para ser possível alinhar o domínio com o envio do e-mail, precisamos que seja usado nas configurações da loja um e-mail com domínio personalizado, por exemplo:
Usar domínios como gmail ou hotmail não permitem validar as entradas e acabam não fazendo a entrega correta dos e-mails da loja.
Para verificar se o e-mail da sua loja está devidamente configurado acesse o menu Configurações > Dados da loja.
Caso ao lado do e-mail esteja exibindo um círculo em vermelho é necessário enviar o e-mail de validação e efetuar o processo de confirmação.
Se estiver exibindo um círculo verde a validação do e-mail foi efetuada.
Adicionalmente, temos as entradas Dmark e SPF para adicionar ao domínio, caso não existam ainda criadas no domínio do e-mail usado.
SPF
Um Sender Policy Framework (SPF) é um tipo de registro DNS TXT que lista todos os servidores autorizados a enviar e-mails de um determinado domínio.
Para configurar, verifique se já existe uma entrada no seu gerenciador de DNS, se existir precisará adicionar apenas o campo incluse :amazonses.com, caso não exista a entrada siga o padrão abaixo:
Nome | Tipo | Valor |
TXT | "v=spf1 include:amazonses.com ~all" |
Crie uma entrada do tipo SPF, com o nome do host em branco. Se o gestor não aceitar o campo nome em branco, use um @.
Adicionar no registro spf existente ou criar registro spf (TXT):
include:amazonses.com
💡 Se não houver a opção SPF, crie um TXT no formato "v=spf1 include:amazonses.com ~all"
Com entradas já existentes o valor ficará assim:
“v=spf1 include:google.com include:amazonses.com ~all”
DKIM
O sistema DKIM (DomainKeys Identified Mail) é uma forma de autenticação por email que adiciona assinaturas de criptografia digital para as mensagens de correio eletrônico.
Isso garante que o email vem de uma fonte confiável e que ele não foi alterado ou forjado no período de trânsito entre os servidores de envio e de recebimento.
No admin, acesse Configurações, ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo.
Clique em Dados da loja.
Preencha com o e-mail da loja no campo E-mail.
Clique em Enviar e-mail para lista de validação.
O e-mail cadastrado receberá uma mensagem com o assunto Amazon SES Verification Request. Ao abrir esse e-mail, é preciso clicar na URL de confirmação que fica no corpo do e-mail. O e-mail precisa ser validado em até 24h.
Após a validação, a bolinha de status nos Dados da loja deve ficar da seguinte forma:
DMARC
O DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) busca garantir que haja alinhamento de domínio com pelo menos um dos SPF e DKIM. Usar SPF e DKIM sozinhos não faz nada para garantir que o endereço From seja autenticado (este é o endereço de e-mail que seu destinatário vê em seu cliente de e-mail). O SPF verifica apenas o domínio especificado no endereço MAIL FROM (não visto pelo seu destinatário). O DMARC aborda esses dois problemas exigindo que o alinhamento de domínio esteja correto no SPF ou no DKIM.
Para configurar o DMARC, você precisa modificar as configurações de DNS do seu domínio. O nome do registro TXT que você criar deve ser , onde é seu domínio. O valor do registro TXT contém a política DMARC que se aplica ao seu domínio.
A seguir está um exemplo de um registro TXT que contém uma política DMARC:_dmarc.example.com, em que o example.com é seu domínio, exemplo: vnda.com.br.
Nome | Tipo | Valor |
TXT | "v=DMARC1;p=none;rua=mailto:my_dmarc_report@example.com" |
A entrada é uma sugestão de uso, a entrada dmarc deve seguir as diretrizes próprias da marca e de serviços terceiros usados por ela.
Com os ajustes realizados é possível validar os e-mails, porém, ainda será necessário mais alguns ajustes para deixar a entrega dos e-mails correta.
Criação de uma entrada de Tipo MX, com nome mailvnda, prioridade 10 e nome do servidor de e-mail: feedback-smtp.us-east-1.amazonses.com
Criação de uma entrada de Tipo TXT, com nome mailvnda, e valor "v=spf1 include:amazonses.com ~all"
Após incluir as entradas é necessário entrar em contato com o e-mail ajuda@vnda.com.br para solicitar a alteração do mailfrom no Amazon Ses.
Após o chamado respondido, você irá receber entradas para alinhar o Dkim usado pelo serviço da Amazon com o domínio do e-mail usado pela loja para enviar os e-mails.
Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉
Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)
Basta clicar nas carinhas abaixo.