Os pedidos podem possuir os seguintes status: Recebido, Confirmado, Enviado, Entregue ou Cancelado. A atualização do status após o recebimento, deve ser feita por você*, dentro da página do pedido no Admin.
*Caso tenha sido contratado o serviço antifraude da Stone ou da Clearsale, a aprovação ocorre automaticamente.
Confira no vídeo abaixo como funciona cada etapa:
Descrição de cada status:
Pedido Recebido:
Assim que a compra é finalizada pelo consumidor no site, é gerado um pedido recebido no admin automaticamente. É então disparado para o consumidor o e-mail de pedido recebido.
A barrinha ao lado do pedido recebido é da cor azul. Significa que, em pagamentos com cartão de crédito, o mesmo possui limite para essa venda e que os dados inseridos no momento da compra estão corretos. Nesse momento (ainda não confirmado) o valor está apenas reservado no cartão de crédito.
Abaixo um exemplo:

Pedido Confirmado:
No momento em que o recebimento do pagamento por boleto, cartão de crédito ou por depósito for comprovado, o pedido pode ser então confirmado pelo gestor da plataforma de ecommerce no admin Vnda. Neste momento, o cliente recebe o email sinalizando a confirmação da compra.
Após a confirmação, a cor da barra do pedido muda de azul para verde. Somente neste momento, se o pagamento for cartão, é que é debitado o valor no cartão do cliente.

Importante:
Se você tiver contratado o serviço de antifraude com confirmação automática com a adquirente de pagamento, não precisará confirmar os pedidos de cartão de crédito. Os pedidos por boleto continuam tendo a confirmação manual pelo admin Vnda.
Os pedidos de cartão de crédito são cancelados automaticamente pela operadora do cartão após 5 dias. Por isso, atente para que a aprovação seja feita sempre dentro deste prazo.
Os boletos pagos ficarão com o preço em preto, porém a linha ainda estará da cor azul.
Abaixo um exemplo de pedido confirmado sem estar pago - valor em cinza (errado):

Agora um exemplo de pedido pago e confirmado - valor em preto (correto):

Pacote Enviado:
Quando o pacote do pedido for enviado pela loja para o consumidor, clique em Marcar como Enviado para que o status do pacote seja alterado para Enviado. Fica disponível também o botão de Rastreamento (imagem 2), onde você deve inserir o código de rastreamento para acompanhamento do envio e Salvar (imagem 3).

Neste momento, o cliente recebe um email sinalizando o envio do pacote com o código.


Um dos sinais no painel de pedidos, que demonstra que o pacote foi enviado são os ícones em forma de envelope, que ficam ao lado do número do pedido:
Ex: Pacote não enviado:

Pacote Enviado:

Pacote Entregue:
Assim que for detectado que o pacote do pedido foi entregue ao cliente, clique em Marcar como Recebido para o status do pacote ser então alterado para entregue. O cliente receberá um email sinalizando a finalização da compra.

No painel de pedidos também há um ícone de envelope informando que o pacote já foi entregue:
Ex: Pacote entregue:

Pedido Cancelado:
Caso o pacote não possa ser entregue, o pedido deverá ser cancelado. Neste caso, as quantidades dos produtos voltam para o estoque e o cliente recebe um email sinalizando o cancelamento da compra.
Nesse caso, a cor da barra do pedido será vermelha.

No caso de um pedido não ser confirmado no período estipulado, o pedido também será cancelado automaticamente.
Para cancelar o pedido, abra-o e localize no canto superior direito um botão vermelho de cancelamento. Após clicar no botão, o pedido será cancelado.
Lojas com opção de Retirar na loja
Se a sua loja tiver opção de retirar na loja, você seguirá as mesmas etapas acima do fluxo de pedido (recebido, confirmado, enviado, entregue).
O que muda é que quando clicar em Marcar como Enviado, o transacional enviado não será o de pacote-enviado e sim o de pedido-retirar e quando clicar em Marcar como Recebido, o transacional enviado não será o de pacote-entregue, mas sim o de pedido-retirado.
pedido-retirar: quando o produto estiver pronto para ser retirado você atualiza o status do pedido para Enviar. Nesse momento será enviado o transacional de pedido-retirar indicando que o cliente já pode efetuar a retirada do produto na loja.
pedido-retirado: quando o cliente retirar o pedido na loja, você atualiza o status do pedido no admin para Entregue. Nesse momento é enviado o transacional de pedido-retirado que formaliza que o produto já foi retirado na loja.
**Lembre de solicitar para a equipe da loja avisar quando o produto for retirado para que você possa atualizar o status do pedido.
Importante: certifique-se de que na sua conta do Mad Mimi foram inseridos os e-mails de pedido-retirar e pedido-retirado. Do contrário, sinalize a equipe Vnda para que incluam esses e-mails.
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Outras informações relacionadas a pedidos, cancelamentos, formas de pagamentos etc, consulte os guias da seção Pedidos.
Para saber mais sobre o conteúdo dos e-mails que são enviados para os clientes, consulte o guia E-mails Transacionais.
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Na imagem abaixo você tem acesso ao fluxo de emails transacionais:
