Se tratando de e-commerce, é bastante comum que lojas online sofram tentativas de fraude. A mais recorrente é a chamada chargeback, em que o fraudador utiliza um cartão furtado para realizar a compra e o dono do mesmo entra em contato com o banco emissor, contestando a transação - gerando estorno da compra e um prejuízo para a loja.

Esse risco varia muito entre segmento e tipo de negócio, sendo que em alguns casos torna-se quase desnecessária a gestão do mesmo. Entretanto, na maioria dos casos, é sugerido a adoção de alguma política de gestão de risco. 💳

Confira algumas soluções disponíveis e integradas com a Vnda:

1. Adquirentes que possuem o serviço de antifraude:
Pagar.me - Possui dois planos de gestão: em um deles, a tentativa de compra é barrada no checkout, não chega a virar pedido; na outra, o pedido entra na plataforma e fica em análise do adquirente enquanto está com o status de recebido.

Artigo: Integração Pagar.me.


Cielo - O adquirente gera uma pontuação de 0 - 100 e a aprovação do pedido fica a critério da loja.

Artigo: Integração Cielo.

Mercado Pago: Possui dois planos de gestão: em um deles, a tentativa de compra é barrada no checkout, não chega a virar pedido; na outra, o pedido entra na plataforma e fica em análise do adquirente enquanto está com o status de recebido.

Artigo: Integração Mercado Pago.

2. Serviço especializado:

ClearSale - possui os planos Start e Total.

Start: É um sistema integrado que analisa o risco de um pedido para você. A utilização do ClearSale Start retorna na tela do pedido a análise de risco com um nível (baixo, médio, alto e crítico) e a decisão da Clear Sale (aprovado ou reprovado).

Total: A utilização do ClearSale Total transfere o processo de 'confirmação' dos pedidos para a Clear Sale.

Saiba tudo sobre a integração clicando aqui 👈

3. Recurso no admin Vnda: Controle de tentativas de pagamento

Essa funcionalidade pode ser encontrada no seu painel administrativo e é útil para barrar fraudes que efetuam muitas tentativas, como por exemplo, a ação de fraudares que ficam tentando com diferentes cartões.

- Habilitar CAPTCHA

Após X tentativas, o usuário precisará resolver um cálculo matemático para finalizar o pedido - ideal para tentativas realizadas por robôs.

- Habilitar exclusão de carrinho

Após X tentativas, o carrinho é excluído e o usuário perde os dados que havia preenchido até ali, precisando gerar o pedido novamente.

Para ativar esses campos, acesse Configurações (engrenagem no canto inferior esquerdo) > Procure pelo bloco Pagamento > Controle de tentativas de pagamento.

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