Integração Mercado Pago

Como integrar sua loja com o adquirente Mercado Pago

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

A Vnda possui integração com o Mercado Pago para pagamentos com cartão de crédito e boleto. A integração de pagamentos com esse adquirente possui três etapas principais:

  1. Credenciamento: etapa de contrato entre a loja e o Mercado Pago. A loja realiza o cadastro diretamente com o Mercado Pago, e depois da confirmação do cadastro (máximo dois dias úteis) segue para a ativação.

  2. Ativação: integração entre as plataformas Mercado Pago e Vnda. Essa etapa de configuração depende do tipo de pagamento que você deseja realizar integração:

    • Boleto: utilizando o Mercado Pago Token.

    • Cartão de Crédito: utilizando as credenciais Mercado Pago Token e Mercado Pago Key. Na ativação de cartão de crédito, além da integração entre as plataformas, é importante configurar o modelo de parcelamento utilizado no Mercado Pago.

  3. Parcelamento: etapa de cadastro das taxas e opções de parcelamento (em compras com cartão de crédito) que ficarão disponíveis para os clientes.

No final das três etapas recomendamos que você faça uma validação da integração.

Note que na etapa de Ativação há dois tipos de configuração, uma para pagamentos via boleto e uma para cartão de crédito. Caso sua loja não utilize as duas formas de pagamento com esse adquirente, configure apenas a forma de pagamento que sua loja utilizará.

⚠️ Pontos de atenção:

  • Antes de iniciar sua integração, certifique-se de conferir as taxas sobre transações do Mercado Pago.

  • Esse adquirente não possui mensalidade ou taxa de instalação, apenas as taxas sobre transações realizadas via cartão de crédito e tarifa por Boleto Pago.

  • O Mercado Pago possui confirmação automática de pagamento e sistema antifraude próprio para pagamentos por cartão de crédito.

  • A integração de pagamentos com o Mercado Pago não suporta split de pagamentos.


Credenciamento

O credenciamento é realizado diretamente com o Mercado Pago. Para credenciar acesse o link de cadastro de conta empresarial, preencha com as informações da loja e envie o formulário. O Mercado Pago entrará em contato em breve.

📘 Em até dois dias úteis, sua conta será criada. Caso tenha problemas nessa etapa, entre em contato diretamente com o adquirente pela central de atendimento.

Depois de confirmar seu cadastro, certifique-se de possuir as credenciais necessárias para seguir para etapa de ativação:

  • Credenciais para pagamentos via cartão de crédito: Mercado Pago Token (Access Token) e Mercado Pago Key (Public Key).

  • Credencial para pagamento via boleto bancário: Mercado Pago Token (Access token).


Ativação

Há duas integrações disponíveis para o adquirente Mercado Pago: pagamento via boleto e pagamento via cartão de crédito. Confira a seguir como ativar cada integração.

Boleto

Para ativar a integração de pagamentos via Boleto pelo Mercado Pago:

  1. Acesse o Admin Vnda;

  2. Acesse ⚙️ Configurações;

  3. Clique em Boleto na seção Pagamentos;

  4. Clique no botão de três pontos à direita de Mercado Pago;

  5. Selecione Editar os dados;

  6. Preencha o campo Key com seu Mercado Pago Token (Access Token).

  7. Clique em Enviar;

  8. Clique no botão de três pontos à direita de Mercado Pago;

  9. Selecione Utilizar este meio de pagamento.

A ativação do boleto foi finalizada e o próximo passo é configurar as opções de cancelamento e confirmação dessa forma de pagamento. Para configurar essas opções acesse o artigo Confirmação e cancelamento automáticos de boleto.

Não esqueça de configurar os a confirmação de pagamento e cancelamento de boletos, para que as vendas por essa forma de pagamento ocorram corretamente.

Cartão de crédito

Para ativar a integração para cartão de crédito, você primeiramente precisa configurar as condições de pagamento (juros, parcelamento e bandeiras aceitas) no Mercado Pago. Essas configurações serão utilizadas na integração com a Vnda. Acesse sua conta no Mercado Pago, configure as condições de parcelamento e confira as bandeiras de cartão aceitas.

⚠️ Siga para as etapas seguintes apenas depois de ter configurado as condições de pagamento no Mercado Pago. Atente-se às condições de pagamento que você cadastrou na sua conta Mercado Pago, pois as utilizaremos no Admin Vnda.

Depois de concluir o cadastro no Mercado Pago, você precisa ativar a integração entre as duas plataformas pelo Admin Vnda:

  1. Acesse o Admin;

  2. Acesse ⚙️ Configurações;

  3. Clique em Cartão de crédito na seção Pagamentos;

  4. Clique no botão de três pontos à direita de Mercado Pago;

  5. Selecione Editar os dados;

  6. Preencha os campos:

    • Mercado Pago Token: preencha com seu Mercado Pago Token (Access Token);

    • Mercado Pago Key: preencha com seu Mercado Pago Key (Public Key)

    • Bandeiras aceitas: selecione as bandeiras de cartão que serão aceitas na loja. Atente-se que você deve selecionar as mesmas bandeiras que foram cadastradas no Mercado Pago.

    • Descrição na Fatura: preencha com o nome da loja. Esse campo possui limite de 13 caracteres.

    • Confirmação automática: selecione a caixa de seleção ☑ para ativar a confirmação automática de um pedido pelo adquirente. Assim, quando um pedido é aprovado no antifraude, ele já é confirmado automaticamente em Vnda sem que o lojista precise confirmar manualmente no painel do Mercado Pago.

    • Cancelamento automático: selecione a caixa de seleção ☑ para ativar o cancelamento automático de um pedido pelo adquirente. Nesse caso, se o Mercado Pago reprovar o pagamento por antifraude, o pedido é cancelado automaticamente em Vnda;

  7. Clique em Enviar;

  8. Confira se as alterações foram salvas e clique em Fechar;

  9. Clique no botão de três pontos à direita de Mercado Pago;

  10. Selecione Habilitar este meio de pagamento.

A ativação do cartão de crédito foi finalizada.


Parcelamento

Depois da ativação, você precisa configurar as opções de parcelamento da loja. Essa etapa é para cadastro das condições de venda por cartão de crédito que sua loja disponibilizará para os clientes. É importante ressaltar que as condições de parcelamento cadastradas aqui devem ser as mesmas acordadas e cadastradas no Mercado Pago.

Para ajustar as condições de pagamento e parcelamento nessa integração é preciso acessar o painel da Mercado Pago em: Seu negócio > Custos > Código QR e pagamentos online > (ativar):

Para configurar o parcelamento dentro do admin, consulte o artigo Configurações de parcelamento.


Validação

No final das etapas de integração, recomendamos que você faça um pedido teste para validar a integração. Para isso:

  1. Gere um pedido na loja utilizando a forma de pagamento cadastrada na integração. Se foram ativados boleto e cartão de crédito, você deve gerar um pedido para cada forma de pagamento.

  2. Abra sua conta no Mercado Pago e confira se o pedido foi recebido;

  3. Confira o pedido no gerenciador de pedidos do Admin Vnda;

Caso o pedido não tenha ficado disponível no painel do Mercado Pago (passo 2) ou no Admin Vnda (passo 3), entre em contato com nosso atendimento pelo ajuda@vnda.com.br.


Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?