Entregabilidade de e-mails transacionais

Saiba o que pode estar afetando a entrega dos e-mails aos seus clientes

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Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

Os e-mails transacionais da sua loja são enviados por meio da ferramenta Mad Mimi e você pode conferir mais informações sobre cada fluxo nesse artigo.

É normal que existam situações em que, mesmo que o e-mail esteja constando como enviado - tanto no admin quanto no Mad Mimi - o seu cliente acuse não ter recebido em sua caixa de entrada. Isso ocorre pois a entregabilidade de e-mails é um caminho bem complexo e que pode ser afetado por diferentes variáveis.

Uma das situações é quando o e-mail cai na caixa de spam. Isso ocorre quando o usuário já marcou os e-mails da loja como spam ou então outros usuários marcaram, gerando essa reação em cadeia. Para testar o nível de spam dos seus e-mails, utilize https://www.mail-tester.com/.

Já a segunda é quando o e-mail não chegou nem em spam. Não há como garantir que todos os e-mails cheguem ao usuário final, porém, caso a situação se torne recorrente em sua loja, há duas possíveis causas: erro temporário (Soft Bounce) ou erro permanente (Hard Bounce).

1. Soft Bounce: É um erro ocasionado por alguma dificuldade no servidor do e-mail de destino de entregar o seu e-mail. Ocorrem geralmente em provedores menores, como UOL/BOL, Terra, IG, etc ou então em provedores corporativos - nome@empresa.com.br - por exemplo. Também é possível acontecer soft bounces em Hotmail, Gmail e Yahoo e quanto mais envios para pessoas que são soft bounce, maior as chances desses provedores maiores bloquearem parte das entregas aos usuários.

A causa, na maioria das vezes, é caixa de e-mail lotada, capacidade limitada de entrega pelo provedor ou usuário que não abre a caixa há muito tempo. Nesses casos, o endereço de e-mail está digitado corretamente e a conta de e-mail existe.

A recomendação é que os seus fluxos de e-mail transacionais não tenham mais do que 6% deste tipo de erro.

2. Hard Bounce: Podem ocorrer em qualquer provedor, independente do tamanho e capacidade de entrega. Esse erro acontece na origem, na aquisição do mesmo e-mail. Por isso, geralmente está associado a erros de digitação do endereço de e-mail ou conta há muito tempo inoperante.

A recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de hard bounce.

Como conferir as taxas de Soft e Hard Bounce nos fluxos do Mad Mimi

1. Acesse sua conta aqui https://madmimi.com/

2. Na primeira página, clique em "Compare":

3. Na próxima tela, rolando para baixo, aparecem várias métricas de e-mail, incluindo Bounced. Clique:

4. Em seguida já, podemos ver as taxas de bounced por campanha:

5. Mais para baixo conseguimos detalhar essas informações em Stats. Clique:

6. E temos enfim a visão do tipo de bounced:

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo. Basta clicar nas carinhas abaixo.

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