Os e-mails transacionais da sua loja são enviados por meio da ferramenta Mad Mimi e você pode conferir mais informações sobre cada fluxo nesse artigo.
É normal que existam situações em que, mesmo que o e-mail esteja constando como enviado - tanto no admin quanto no Mad Mimi - o seu cliente acuse não ter recebido em sua caixa de entrada. Isso ocorre pois a entregabilidade de e-mails é um caminho bem complexo e que pode ser afetado por diferentes variáveis.
Uma das situações é quando o e-mail cai na caixa de spam. Isso ocorre quando o usuário já marcou os e-mails da loja como spam ou então outros usuários marcaram, gerando essa reação em cadeia. Para testar o nível de spam dos seus e-mails, utilize https://www.mail-tester.com/.
Já a segunda é quando o e-mail não chegou nem em spam. Não há como garantir que todos os e-mails cheguem ao usuário final, porém, caso a situação se torne recorrente em sua loja, há duas possíveis causas: erro temporário (Soft Bounce) ou erro permanente (Hard Bounce).
1. Soft Bounce: É um erro ocasionado por alguma dificuldade no servidor do e-mail de destino de entregar o seu e-mail. Ocorrem geralmente em provedores menores, como UOL/BOL, Terra, IG, etc ou então em provedores corporativos - nome@empresa.com.br - por exemplo. Também é possível acontecer soft bounces em Hotmail, Gmail e Yahoo e quanto mais envios para pessoas que são soft bounce, maior as chances desses provedores maiores bloquearem parte das entregas aos usuários.
A causa, na maioria das vezes, é caixa de e-mail lotada, capacidade limitada de entrega pelo provedor ou usuário que não abre a caixa há muito tempo. Nesses casos, o endereço de e-mail está digitado corretamente e a conta de e-mail existe.
A recomendação é que os seus fluxos de e-mail transacionais não tenham mais do que 6% deste tipo de erro.
2. Hard Bounce: Podem ocorrer em qualquer provedor, independente do tamanho e capacidade de entrega. Esse erro acontece na origem, na aquisição do mesmo e-mail. Por isso, geralmente está associado a erros de digitação do endereço de e-mail ou conta há muito tempo inoperante.
A recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de hard bounce.
Como conferir as taxas de Soft e Hard Bounce nos fluxos do Mad Mimi
1. Acesse sua conta aqui https://madmimi.com/
2. Na primeira página, clique em "Compare":
3. Na próxima tela, rolando para baixo, aparecem várias métricas de e-mail, incluindo Bounced. Clique:
4. Em seguida já, podemos ver as taxas de bounced por campanha:
5. Mais para baixo conseguimos detalhar essas informações em Stats. Clique:
6. E temos enfim a visão do tipo de bounced:
Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo. Basta clicar nas carinhas abaixo.