O que é o Pix?
O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.
Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.
Com o Pix, também é possível fazer pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
Nesse link você encontra mais informações sobre o Pix https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix
Perguntas frequentes sobre o Pix:
- É cobrado alguma taxa para uso do Pix tem?
Em transações diretas entre usuários do Pix não é cobrada nenhuma taxa para o uso do Pix porém em transações intermediadas por adquirentes como a Pagarme é cobrada uma taxa pela intermediação da venda. O valor de ter um adquirente intermediando a venda é que com isso conseguimos ter a confirmação do pagamento de forma automática sem a necessidade de confirmação manual.
- Consigo usar outro adquirente que não o Pagarme para usar o Pix?
Por enquanto não. Estamos integrando o Pix de forma gradual com os demais adquirentes do mercado e a medida que as integração estiverem disponíveis avisaremos os nossos clientes e atualizaremos as documentações.
Habilitando o Pix:
1. Para habilitar o Pix você precisa ter uma conta no Pagarme, se você ainda não tiver inicie o credenciamento preencha todas as informações de cadastro clicando no botão abaixo:
Assim que o formulário for preenchido, em até 48h a equipe de credenciamento da adquirente irá entrar em contato com você. Quando isso acontecer, por favor, copie o e-mail ajuda@vnda.com.br ao responder os e-mails da equipe que você estiver em contato, assim podemos acompanhar o processo e te auxiliar em qualquer questão que venha a ser necessária.
2. Com a conta criada você deve solicitar a contratação do Pix junto ao Pagar.me.
A liberação da conta pode levar até dois dias úteis.
3. Com as credenciais de acesso em mãos, é só acessar o dashboard da Pagar.me no menu configurações, copiar a chave de API modelo Live e selecionar a versão 4 (2019-09-01)*.
* Se você já usa Pagar.me para vendas em boleto/cartão de crédito, a sua versão de API não precisa ser alterada.
4. Feito isso agora você deve habilitar a forma de pagamento Pix na plataforma Vnda, seguindo este caminho: Admin> Configurações > Pagamentos > Pix > Editar Dados >
Alterar de ambiente de teste para produção e inserir a chave copiada na etapa 3 no campo indicado:
Logo após, você deve ir em Configurações gerais:
Selecionar as características desejadas para essa integração:
E para finalizar, você precisa ativar o meio de pagamento e habilitar a opção utilizar este meio de pagamento.
5. Agora você já esta pronto receber pedidos utilizando o Pix como forma de cobrança.
6. Temos um fluxo automático de email especial para pagamentos por pix. O mesmo esta descrito nesse artigo.
Artigos relacionados:
Boas vendas :)