Nesse artigo você vai conferir como funciona o fluxo de pedidos dentro da plataforma da Vnda.
Os pedidos podem possuir os seguintes status: Recebido, Confirmado, Enviado, Entregue ou Cancelado. A atualização do status após o recebimento, deve ser feita por você*, dentro da página do pedido no Admin.
💡 Caso você tenha integração de pagamento com alguma adquirente ou serviço especializado que possua o antifraude/gestor de risco, esse processo pode ser automatizado.
O que significa cada status?
🚩 Atenção: antes de continuar, é importante ter em mente que não é possível retornar a um status anterior. Ou seja, uma vez que o pedido é cancelado ou marcado como enviado/entregue, não é possível retroceder o status.
Pedido Recebido
Assim que a compra é finalizada pelo consumidor no site, é gerado um pedido recebido no admin automaticamente. É então disparado para o consumidor o e-mail de pedido recebido.
A barrinha ao lado do pedido recebido é da cor azul. Significa que, em pagamentos com cartão de crédito, o cliente possui limite para essa venda e que os dados inseridos no momento da compra estão corretos. Nesse momento (ainda não confirmado) o valor está apenas reservado no cartão de crédito.
Se a compra for por boleto, depósito ou pix, o estoque fica reservado até que haja a confirmação de pagamento.
Pedido Confirmado
No momento em que o recebimento do pagamento for comprovado, o pedido pode ser então confirmado pelo gestor da plataforma de ecommerce no admin Vnda. A confirmação do pedido pode ser feita diretamente na tela de pedidos ou clicando no pedido e indo até o botão de confirmar:
Neste momento, o cliente recebe o e-mail sinalizando a confirmação da compra.
Após a confirmação, a cor da barra do pedido muda de azul para verde. Somente neste momento, se o pagamento for cartão, é que é debitado o valor no cartão do cliente.
🚩 Importante:
Se você tiver contratado o serviço de antifraude com confirmação automática com a adquirente de pagamento, não precisará confirmar os pedidos de cartão de crédito. O mesmo vale para pedidos por boleto e pix. Pedidos por depósito continuam tendo a confirmação manual pelo admin Vnda.
Os pedidos de cartão de crédito são cancelados automaticamente pela operadora do cartão após 5 dias. Por isso, atente para que a aprovação seja feita sempre dentro deste prazo.
Os boletos pagos ficarão com o preço em preto, porém a linha ainda estará da cor azul (caso a confirmação automática não esteja ativa).
Abaixo um exemplo de pedido confirmado sem estar pago - valor em cinza (errado):
Agora um exemplo de pedido pago e confirmado - valor em preto (correto):
🚩 Caso o pedido tenha um prazo de manuseio, quando o cliente consultar o rastreio do pacote, já constará a informação de pedido em preparação/produção:
*Esse prazo é contabilizado sempre em dias corridos
Pacote Enviado
Quando o pacote do pedido for enviado pela loja para o consumidor, clique em Marcar como Enviado para que o status do pacote seja alterado para Enviado. Fica disponível também o botão de Rastreamento (imagem 2), onde você deve inserir o código de rastreamento para acompanhamento do envio e Salvar (imagem 3).
Neste momento, o cliente recebe um email sinalizando o envio do pacote com o código.
Um dos sinais no painel de pedidos que demonstra que o pacote foi enviado são os ícones em forma de caixa 📦 que ficam ao lado do número do pedido:
Exemplo - Pacote não enviado:
Exemplo - Pacote Enviado:
Pacote Entregue
Assim que for detectado que o pacote do pedido foi entregue ao cliente, clique em Marcar como Entregue para o status do pacote ser então alterado para entregue. O cliente receberá um email sinalizando a finalização da compra.
No painel de pedidos também há um ícone de caixa 📦 informando que o pacote já foi entregue:
Exemplo - Pacote entregue:
Pedido Cancelado
Caso o pacote não possa ser entregue ou o pagamento não tenha sido recebido, o pedido deverá ser cancelado. Neste caso, as quantidades dos produtos voltam para o estoque e o cliente recebe um e-mail sinalizando o cancelamento da compra.
A cor da barra do pedido será vermelha:
No caso de um pedido não ser confirmado no período estipulado, o pedido também será cancelado automaticamente.
Para cancelar o pedido, abra-o e localize no canto superior direito um botão vermelho de cancelamento. Após clicar no botão, o pedido será cancelado:
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