Nesse artigo você vai conferir como funciona o fluxo de pedidos dentro da plataforma de ecommerce da Olist.
Os pedidos podem possuir os seguintes status: Recebido, Confirmado, Enviado, Entregue ou Cancelado. A atualização do status após o recebimento pode ser feita de forma manual ou automatizada através de algumas integrações dentro da página do pedido no Admin.
O que significa cada status?
🚩 Atenção: antes de continuar, é importante ter em mente que não é possível retornar a um status anterior. Ou seja, uma vez que o pedido é cancelado ou marcado como enviado/entregue, não é possível retroceder o status.
Pedido Recebido
Assim que a compra é finalizada pelo consumidor no site, é gerado um pedido recebido no admin automaticamente. É então disparado para o consumidor o e-mail de pedido recebido.
A barrinha ao lado do pedido recebido é da cor azul. Significa que, em pagamentos com cartão de crédito, o cliente possui limite para essa venda e que os dados inseridos no momento da compra estão corretos. Nesse momento (ainda não confirmado) o valor está apenas reservado no cartão de crédito.
Se a compra for por boleto, depósito ou pix, o estoque fica reservado até que haja a confirmação de pagamento.
Pedido Confirmado
No momento em que o recebimento do pagamento for comprovado, o pedido será confirmado automaticamente, dependendo da integração ativa no momento, ou então, em outros casos, pode ser então confirmado pelo gestor da plataforma diretamente na tela de pedidos ou clicando no pedido e indo até o botão de confirmar:
Neste momento, o cliente recebe o e-mail sinalizando a confirmação da compra.
Após a confirmação, a cor da barra do pedido muda de azul para verde.
🚩 Importante:
Se você tiver contratado o serviço de antifraude com confirmação automática com a adquirente de pagamento, não precisará confirmar os pedidos de cartão de crédito. O mesmo vale para pedidos por boleto e pix. Pedidos por depósito continuam tendo a confirmação manual pelo admin.
Abaixo um exemplo de pedido confirmado sem estar pago - valor em cinza (errado):
Agora um exemplo de pedido pago e confirmado - valor em preto (correto):
🚩 Caso o pedido tenha um prazo de manuseio, quando o cliente consultar o rastreio do pacote, já constará a informação de pedido em preparação/produção:
*Esse prazo é contabilizado sempre em dias corridos
Pacote Enviado
Quando o pacote do pedido for enviado pela loja para o consumidor, clique em Marcar como Enviado para que o status do pacote seja alterado para Enviado, caso não tenha integração com nenhum fluxo de postagem automatizado. Fica disponível também o botão de Rastreamento (imagem 2), onde você deve inserir o código de rastreamento para acompanhamento do envio e Salvar (imagem 3).
Neste momento, o cliente recebe um email sinalizando o envio do pacote com o código.
Um dos sinais no painel de pedidos que demonstra que o pacote foi enviado são os ícones em forma de caixa 📦 que ficam ao lado do número do pedido:
Exemplo - Pacote não enviado:
Exemplo - Pacote Enviado:
Pacote Entregue
Assim que for detectado que o pacote do pedido foi entregue ao cliente, clique em Marcar como Entregue para o status do pacote ser então alterado para entregue, caso não tenha integração com nenhum fluxo de postagem automatizado. O cliente receberá um email sinalizando a finalização da compra.
No painel de pedidos também há um ícone de caixa 📦 informando que o pacote já foi entregue:
Exemplo - Pacote entregue:
Pedido Cancelado
Caso o pacote não possa ser entregue ou o pagamento não tenha sido recebido, o pedido deverá ser cancelado. Neste caso, as quantidades dos produtos voltam para o estoque e o cliente recebe um e-mail sinalizando o cancelamento da compra.
A cor da barra do pedido será vermelha:
Para cancelar o pedido, abra-o e localize no canto superior direito um botão vermelho de cancelamento. Após clicar no botão, o pedido será cancelado:
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