O processo de estornos faz parte da rotina de uma loja virtual e nesse artigo explicamos como realizar essa gestão através do painel administrativo (admin).
É possível realizar estornos em dois formatos:
Estorno Total
Para fazer estorno total de um pedido, é preciso cancelar o mesmo no admin. A partir desse cancelamento, o estorno se dará das seguintes formas:
Cancelamento de pedido com cartão de crédito
Cancelamento de pedido com cartão de crédito
Quando um pedido é cancelado no Admin, o valor é estornado automaticamente para o cartão do cliente.
Quando o pedido é cancelado no mesmo dia em que é confirmado, ele não entra pra fatura do cliente; quando o pedido é cancelado a partir do dia seguinte, o valor retorna somente na fatura seguinte.
🚩Após 90 dias da confirmação do pedido não é possível cancelar o mesmo no Admin, desta forma você deve contatar diretamente o adquirente para realização do estorno.
Cancelamento de pedido com boleto
Cancelamento de pedido com boleto
Se você cancelar um pedido feito por boleto após o mesmo ter sido pago, você precisará entrar em contato com o cliente e solicitar os dados bancários para fazer o estorno.
O estorno não será feito automaticamente, uma vez que o pagamento por boleto não salva os dados bancários do cliente.
Em ambos os casos, ao cancelar o pedido no admin, o cliente recebe um e-mail avisando do cancelamento.
Cancelamento de pedido com Pix
Cancelamento de pedido com Pix
Se você cancelar um pedido feito por Pix após o mesmo ter sido pago, você precisará entrar em contato com a Pagar.me para solicitar que seja realizado o estorno.
E-mail:
Basta endereçar sua dúvida para o relacionamento@pagar.me
Chat:
O time de chat atende por uma janela que fica no cantinho inferior direito da sua Dashboard. Basta clicar no ícone cinza (versão Legada) ou verde (Nova versão) “Estamos online!”:
ou
🚩 Ao cancelar o pedido no admin, o cliente recebe um e-mail avisando do cancelamento.
Estorno parcial
Digamos que o seu cliente queira devolver apenas uma peça ou produto individual de uma compra que ele fez. Nesse caso, aplica-se o estorno parcial.
Para manter o registro correto dentro da plataforma, sem duplicidade de pedidos, recomendamos que você siga os passos abaixo:
1 - Cancele o pedido em questão no admin da Vnda. Assim será realizado o estorno do valor pago de forma automática pela sua adquirente;
2 - Refaça o pedido do cliente através do direct, apenas com as peças que o consumidor deseja ficar;
3 - Envie o link de pagamento, para que o cliente finalize a compra novamente com a forma de pagamento desejada.
👉 Assim, o pedido anterior é cancelado e você fica com o registro correto dentro da plataforma, do que realmente foi vendido.
🚩 No caso de estorno parcial com mais de um produto no pedido, realizar o cancelamento do pedido somente após a devolução do produto
Dentro da tela de pedidos também é possível estornar o pedido parcialmente a partir dos meios de pagamento Pagar.me, Paypal e Rede, via cartão de crédito. O valor pode ser estornado até o pedido zerar o valor total do pedido.
Basta ir no pedido e selecionar a opção de estornar parcialmente:
Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉
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