Todas as coleções
Interface do Ecommerce
Tags
Tags: como criá-las e gerenciá-las
Tags: como criá-las e gerenciá-las

Entenda o que são, como criar e como cadastrar tags nos produtos e menus 🏷️

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de uma semana

Qual é o conceito das tags? 🧐

As tags, também chamadas de categorias, são utilizadas para agrupar e classificar produtos. Elas não tem a ver com a palavra a ser buscada para encontrar um produto, e sim, com a forma com que os produtos devem ser agrupados e exibidos na loja. 🤯

Nesse sentido, os produtos são exibidos conforme a tag cadastrada neles. Por exemplo, a página urldosite.com.br/vestidos exibirá todos os produtos do site que possuírem a tag vestidos cadastrada.

Para saber quais tags usar, você deve entender primeiro como a sua loja agrupa os seus produtos. Normalmente um produto tem várias tags, assim, ele pode ser agrupado de várias maneiras. Aqui temos um exemplo:

Um vestido longo da coleção de inverno, pode ter as tags “roupas”, “vestido”, “longo”, “colecao-inverno” se esses forem agrupamentos que você deseja fazer na loja, ou seja, se o menu da sua loja terá esses itens.

Ah, entendi! Mas como eu crio tags pelo Admin? 🤔

No Admin, acesse a aba Produtos e depois selecione a opção Tags, no menu à esquerda, e clique no símbolo de + (Nova Tag), no canto superior direito. Você será redirecionado ao uma nova página e deve preencher conforme orientações abaixo:

1. Nome: preencher com o nome da tag que será utilizado para identificação interna (campo obrigatório).

🚩 Não utilize acento, letra maiúscula, espaços ou caracteres especiais. Exemplo: a tag Promoção deve estar preenchida como promocao. A tag Black Friday deve estar como black-friday.

2. Título: preencher como deseja que seus clientes vejam ao entrar nessa categoria de produtos, pois esse campo aparece no título da página e na aba do navegador.

🚩 É importante para SEO que essa informação seja sempre preenchida. Aqui você pode usar acento, espaços, etc.

3. Descrição: opcional. Também ajuda em SEO.

4. Tipo: opcional. Serve para designar tags específicas (como tag Flag ou tag Relacionado que detalharemos abaixo). Você pode selecionar um tipo já existente ou criar um novo tipo escrevendo-o no campo Adicionar um novo tipo.

5. Imagem: opcional. Pode ser utilizada para diferentes fins, que devem ser previamente alinhados com a Equipe Vnda para que a programação seja feita e as orientações exatas sejam enviadas.

Já criei a minha tag! Agora, como eu cadastro ela nos produtos?

👉 Pelo admin:

Para adicionar em vários produtos ao mesmo tempo:

  1. Vá na aba Produtos.

  2. Selecione todos os produtos que devem receber a tag clicando nos quadradinhos que aparecem à esquerda da foto dos produtos, na primeira coluna da listagem.

  3. Clique em Ações > Adicionar Tag > e selecione a tag.

  4. Pronto! 🥳

Para adicionar em um único produto:

  1. Vá na aba Produtos.

  2. Selecione o produto que deseja adicionar a tag.

  3. Abra a seção Tags, selecione as tags desejadas, clique em enviar e depois em enviar no produto e pronto! 🥳

👉 Por planilha:

Você não precisa ter criado a tag no admin para fazer o cadastro por planilha. Ao importar, a tag será criada automaticamente. Porém, é importante ir no admin para inserir o título da tag e seu tipo, se houver.

1️⃣ No Admin, acesse a aba Produtos.

2️⃣ Clique em na seta para baixo, de Exportar produtos e selecione a opção Tags. Você receberá no e-mail que você logou no admin o link para a planilha no Google Sheets.

3️⃣ Abra a planilha que você recebeu no Google Sheets.

4️⃣ Delete as linhas dos itens que não serão alterados e insira a tag nos produtos.

5️⃣ Salve a planilha em CSV (em Arquivo > Fazer download como > CSV).

6️⃣ Volte pro admin, acesse a aba Produtos, clique na seta Importar produtos (seta para cima no canto superior direito) e pronto! 🥳

E como cadastro as tags nos Menus? 🧐

Já deve ter acontecido de você ter criado um menu e não aparecer nenhum produto, né?! Isso acontece porque, algumas vezes, os produtos são relacionados através das tags. Por isso, depois de criar o tag você deve ir no admin, acessar a aba Menus e relacionar o menu a tag criada. Aqui temos um artigo que fala mais sobre o gerenciamento dos menus.

Um exemplo, você criou o menu Shop e esse deve puxar todos os produtos que você cadastrou na tag "shop”. Sendo assim, basta você vincular a tag criada com o menu desejado e ele exibirá os produtos. 🚩 Não se esqueça, você deve cadastrar a tag nos produtos para que eles sejam exibidos!

👀 Lembre-se também: todas as categorias devem ser adicionadas ao produto e não apenas a categoria final. Desta forma, se você desejar que o caminho para o produto "escrivaninha" no menu do site seja Móveis > Escritório > Escrivaninha não basta adicionar apenas a tag "escrivaninha", mas sim "móveis”, “escritório” e “escrivaninha”.

Lembra daquelas tags específicas que falamos? 💭

Além de servirem para agrupar os produtos, existem algumas com funcionalidades específicas. São elas:

  • Tag Capa: aqui você determina as informações da loja que vão aparecer na aba do navegador e ao compartilhar a url do seu site.

  • Tag Flag: utilizada para marcações e sinalizações na imagem dos produtos, como promoção, lançamento, etc.

  • Tag Relacionados: utilizada para mostrar produtos relacionados na página de um produto.

Detalhamos no artigo abaixo as suas funções e orientação de cadastro:


Ficou com alguma dúvida? A gente te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :)

Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?