Entendendo o conceito de tags:

As tags, também chamadas de categorias, são utilizadas para agrupar e classificar produtos.
As tags não tem a ver com a palavra a ser buscada para encontrar um produto e sim com a forma com que os produtos devem ser agrupados na loja.

Para saber quais tags usar, você deve entender primeiro como a sua loja agrupa os seus produtos. Normalmente um produto tem várias tags, para que ele possa ser agrupado de várias formas.

Exemplo:
Um vestido longo da coleção de inverno, pode ter as tags roupas, vestido, longo, colecao-inverno se esses forem agrupamentos que você deseja fazer na loja, ou seja, se o menu da sua loja terá esses itens.

Como criar tags pelo Admin

No Admin, entre na aba Tags e clique em "Nova Tag", no canto superior direito e preencha conforme abaixo:

  1. Nome: preencher com o nome da tag. Será utilizado para identificação interna (campo obrigatório). Não usar acento, letra maiúscula, espaços ou caracteres especiais.
    Exemplo: a tag Promoção deve estar preenchida como promocao. A tag Black Friday deve estar black-friday.
  2. Título: preencher como deseja que seus clientes vejam ao entrar nessa categoria de produtos, pois esse campo aparece no título da página e na aba do navegador.
    É importante para SEO que essa informação seja sempre preenchida.
    Aqui você pode usar acento, espaços, etc.
  3. Descrição: opcional. Também ajuda em SEO.
  4. Tipo: opcional. Serve para designar tags específicas (como tag Flag ou tag Relacionado que detalharemos abaixo). Você pode selecionar um tipo já existente ou criar um novo tipo escrevendo-o no campo ao lado. 
  5. Imagem: opcional. Pode ser utilizada para diferentes fins, que devem ser previamente alinhados com a Equipe Vnda para que a programação seja feita e as orientações exatas sejam enviadas.

Como cadastrar tags nos produtos:

Pelo admin:

  1. Após criar a tag, vá na aba Produtos.
  2. Selecione todos os produtos que devem receber a tag clicando nos quadradinhos na primeira coluna da listagem. 
  3. Clique em Ações > Adicionar Tags > e selecione a tag.
  4. Pronto!

Por planilha:

**Você não precisar ter criado a tag no admin para fazer o cadastro por planilha. Ao importar, a tag será criada automaticamente. Porém é importante ir no admin para inserir o título da tag, como falamos acima.

  1. Vá no Admin > Produtos
  2. Clique em Exportar > Abrir no Google Docs > Tags
  3. Vai abrir uma planilha com todos os itens para vc inserir a tag desejada.
  4. Delete as linhas dos itens que não serão alterados e insira a tag nos produtos.
  5. Salve a planilha em CSV (em Arquivo > Fazer download como > CSV).
  6. Volte pro admin > produtos > Importar 

Como cadastrar as tags nos Menus

É através das tags que os produtos são relacionados aos menus. Por isso, depois de criar o tag você deve ir no admin > aba Menus e relacionar o menu a tag criada.
Exemplo:
O menu Shop, deve puxar a tag shop que vc já criou e cadastrou nos produtos. Assim, quando o cliente clicar em Shop, será direcionado para esse grupo de produtos.

Todas as categorias devem ser adicionadas ao produto, e não apenas a categoria final. Desta forma, se você desejar que o caminho para o produto "escrivaninha" no menu do site seja Móveis > Escritório > Escrivaninha, não basta adicionar apenas a tag "escrivaninha", mas sim moveis, escritorio e escrivaninha.

Tags específicas:

Além de servirem para agrupar os produtos, algumas tags também tem outras funcionalidades. São elas:

  • Tag capa: determina as informações da loja que vão aparecer na aba do navegador e ao compartilhar a url
  • Tag Flag: Utilizada para marcações e sinalizações na imagem dos produtos, como promoção, lançamento, etc.
  • Tag Relacionados: Utilizada para mostrar produtos relacionados na página de um produto.

Detalhamos no artigo abaixo as suas funções e orientação de cadastro:

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