Entendendo o conceito de tags:

As tags, também chamadas de categorias, são utilizadas para agrupar e classificar produtos.

As tags não tem a ver com a palavra a ser buscada para encontrar um produto e sim com a forma com que os produtos devem ser agrupados na loja.

Por exemplo, os produtos vão aparecer na página do site que contém a tag com a qual ele está cadastrado. Por exemplo, a página urldosite.com.br/vestidos exibirá todos os produtos do site que possuírem a tag “vestidos” cadastrada.

Para saber quais tags usar, você deve entender primeiro como a sua loja agrupa os seus produtos. Normalmente um produto tem várias tags, para que ele possa ser agrupado de várias formas.

Exemplo: 

Um vestido longo da coleção de inverno, pode ter as tags “roupas”, “vestido”, “longo”, “colecao-inverno” se esses forem agrupamentos que você deseja fazer na loja, ou seja, se o menu da sua loja terá esses itens. 

Como criar tags pelo Admin

No Admin, entre na aba Tags, no menu à esquerda, e clique no símbolo de + (Nova Tag), no canto superior direito e preencha conforme abaixo:

  1. Nome: preencher com o nome da tag. Será utilizado para identificação interna (campo obrigatório). Não usar acento, letra maiúscula, espaços ou caracteres especiais.
    Exemplo
    : a tag Promoção deve estar preenchida como promocao.
    A tag Black Friday deve estar como black-friday.
  2. Título: preencher como deseja que seus clientes vejam ao entrar nessa categoria de produtos, pois esse campo aparece no título da página e na aba do navegador.
    *É importante para SEO que essa informação seja sempre preenchida. *Aqui você pode usar acento, espaços, etc.
  3. Descrição: opcional. Também ajuda em SEO.
  4. Tipo: opcional. Serve para designar tags específicas (como tag Flag ou tag Relacionado que detalharemos abaixo). Você pode selecionar um tipo já existente ou criar um novo tipo escrevendo-o no campo ao lado. 
  5. Imagem: opcional. Pode ser utilizada para diferentes fins, que devem ser previamente alinhados com a Equipe Vnda para que a programação seja feita e as orientações exatas sejam enviadas.

Como cadastrar tags nos produtos:

Pelo admin:

  1. Após criar a tag, vá na aba Produtos.
  2. Selecione todos os produtos que devem receber a tag clicando nos quadradinhos que aparecem à esquerda da foto dos produtos, na primeira coluna da listagem. 
  3. Clique em Ações > Adicionar Tag > e selecione a tag.
  4. Pronto!

Por planilha:

*Você não precisa ter criado a tag no admin para fazer o cadastro por planilha. Ao importar, a tag será criada automaticamente. Porém, é importante ir no admin para inserir o título da tag, como falamos acima.

  1. Vá no Admin > Produtos
  2. Clique em na seta para baixo, de Exportar produtos > Tags. Você receberá um e-mail (com o qual você logou no admin) com o link para a planilha no Google Sheets.
  3. Abra a planilha que você recebeu no Google Sheets.
  4. Delete as linhas dos itens que não serão alterados e insira a tag nos produtos.
  5. Salve a planilha em CSV (em Arquivo > Fazer download como > CSV).
  6. Volte pro admin > produtos > Importar produtos (seta para cima no canto superior direito).
  7. Pronto!

Como cadastrar as tags nos Menus

É através das tags que os produtos são relacionados aos menus. Por isso, depois de criar o tag você deve ir no admin > aba Menus e relacionar o menu a tag criada.

Exemplo:

O menu Shop, deve puxar a tag “shop” que você já criou e cadastrou nos produtos. Assim, quando o cliente clicar em Shop, no menu, será direcionado para esse grupo de produtos (urldosite.com/shop).

Todas as categorias devem ser adicionadas ao produto, e não apenas a categoria final. Desta forma, se você desejar que o caminho para o produto "escrivaninha" no menu do site seja Móveis > Escritório > Escrivaninha, não basta adicionar apenas a tag "escrivaninha", mas sim “moveis”, “escritorio” e “escrivaninha”.

Tags específicas:

Além de servirem para agrupar os produtos, algumas tags também tem outras funcionalidades. São elas:

  • Tag capa: determina as informações da loja que vão aparecer na aba do navegador e ao compartilhar a url.
  • Tag Flag: Utilizada para marcações e sinalizações na imagem dos produtos, como promoção, lançamento, etc.
  • Tag Relacionados: Utilizada para mostrar produtos relacionados na página de um produto.

Detalhamos no artigo abaixo as suas funções e orientação de cadastro:

Encontrou sua resposta?