Os e-mails transacionais são fundamentais para o cliente acompanhar o andamento do seu pedido e receber as notificações referentes à sua conta. Eles trazem tranquilidade para o cliente e evitam dúvidas básicas sobre o pedido, prazos e etc.
Além disso, são uma ótima ferramenta de engajamento com a marca, já que é um contato entre você e o seu cliente, que está esperando um retorno sobre sua compra. Por isso, incentivamos que você personalize os e-mails. ✨
💡 Os e-mails são padrão e funcionam como templates. A personalização que sua marca precisa fazer é principalmente no logo, banner e cores.
Nesse artigo você vai ver:
Como personalizar os e-mails
Acesse o admin em Configurações > Mensagens e Avisos > Template de e-mails para customizar os Templates de e-mail.
Clique no botão Configurações para aplicar regras gerais dos e-mails. São elas:
Logo
Configure seu logo em Configurações > Logo > ícone de lápis;
💡 Insira um arquivo de preferência em SVG. Caso não seja, recomendamos que a imagem esteja em png e tenha as dimensões de 400x400 pixels no máximo.
Cor
Configure as cores do botão dos seus e-mails em Configurações > Cor;
Disponibilizamos a escolha da cor a partir do hexadecimal da cor da marca, para que os botões do e-mail fiquem personalizados.
Rodapé
Configure em Configurações > Rodapé;
Permitimos escolher quais informações deseja inserir no rodapé do e-mail. Essas informações são puxadas do cadastro de Dados da Loja (Admin > Configurações > Dados da Loja).
É possível escolher adicionar o endereço, telefone e e-mail da loja.
Redes Sociais
Podem ser inseridos os ícones com o direcionamento para as redes sociais da marca. Os ícones disponíveis são: Instagram, Facebook, Youtube, Twitter (X), Tiktok e Linkedin.
Como personalizar o corpo dos e-mails
O corpo dos templates dos e-mails são padronizados, com os textos e as variáveis disponíveis em cada um deles.
💡 O e-mail de contato listado em cada template é puxado do e-mail cadastrado em "Dados da loja".
Disponibilizamos a possibilidade de configurar um banner no cabeçalho de cada e-mail, um possível texto adicional e um botão de CTA para direcionar a algum link específico.
Para fazer isso, você deve ir em Admin > Mensagens e avisos > Central de Mensagens > clique no e-mail que deseja alterar.
Banner no cabeçalho
É possível inserir um arquivo de imagem nos formatos png, jpg, jpeg, gif, bmp, svg, tiff, respeito o limite máximo de 600 pixels de largura com altura livre.
Fique a vontade para customizar uma imagem por template e inserir a imagem que desejar para personalizar cada um da melhor forma.
Insira a imagem desejada > clique em "exibir" e depois em "salvar".
Texto adicional
Liberamos um texto adicional para você inserir o que quiser. Pode colocar um título no topo da mensagem e um paragrafo simples.
Aqui você pode inserir qualquer texto, seja um aviso, uma mensagem, um alerta o que desejar comunicar em cada um dos templates.
Botão
Nessa etapa você pode inserir um botão para call to action, adicionando o texto do botão e a url para direcionamento do link. Você pode utilizar essa configuração para direcionamento para o site, alguma página específica, um cupom, e diversas outras formas conforme desejar.
Caso prefira não disparar algum e-mail, basta inativar ele na listagem. Uma vez que o e-mail estiver ativo, a partir do gatilho, ele será disparado.
Entregabilidade dos e-mails transacionais
Para que a sua loja não tenha problemas de entregabilidade dos e-mails transacionais, é importante se certificar de que os apontamentos de DNS estão configurados no seu gestor de dominio (ferramenta onde a URL do seu site foi adquirida).
Veja também
Quer conferir quais são os e-mails disponíveis e quando eles são disparados? Consulte o guia dos E-mails Transacionais.
Para aprender sobre outras formas de ativação com o cliente através dos transacionais, consulte o guia Automações de E-mail Marketing.
Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente pelo email ajuda@vnda.com.br 😉
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