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Retire na Loja

Veja como funciona o fluxo dos pedidos retirados em loja e como você pode ativar isso no seu e-commerce.

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Escrito por Gabriela Mello
Atualizado há mais de uma semana

O retire na loja é uma ótima opção para quando a sua loja possui um espaço físico e você quer oferecer essa opção de frete para os seus clientes. Além da praticidade, isso ainda aproxima mais os consumidores da sua marca.

Nesse artigo iremos te explicar como funciona o processo de compra, como ficará o fluxo do pedido que for desta modalidade e como você pode ativar a retirada em loja no seu e-commerce.

Processo de compra do cliente

  • O cliente fará o processo de compra normalmente, porém, ao colocar o CEP e calcular o frete, irá aparecer a opção Retire na Loja.

  • Clicando nessa opção, irá aparecer a lista de lojas disponíveis e o cliente deve selecionar em qual delas deseja fazer a retirada.

  • Ao selecionar uma loja, irá aparecer campo de nome e telefone para inserir os dados de quem fará a retirada.

  • Após isso, ele seguirá com o processo normal de compra e na página de /concluido irá mostrar o endereço da loja selecionada para retirada.

Fluxo dos pedidos no admin

Se a sua loja tiver opção de retirar na loja, você seguirá as mesmas etapas do fluxo de pedido (recebido, confirmado, enviado, entregue).


O que muda é que quando clicar em Marcar como Enviado, o transacional enviado não será o de pacote-enviado e sim o de pedido-retirar e quando clicar em Marcar como Recebido, o transacional enviado não será o de pacote-entregue, mas sim o de pedido-retirado.

  • pedido-retirar: quando o produto estiver pronto para ser retirado você atualiza o status do pedido para Enviar. Nesse momento será enviado o transacional de pedido-retirar indicando que o cliente já pode efetuar a retirada do produto na loja.  

  • pedido-retirado: quando o cliente retirar o pedido na loja, você atualiza o status do pedido no admin para Entregue. Nesse momento é enviado o transacional de pedido-retirado que formaliza que o produto já foi retirado na loja.**Lembre de solicitar para a equipe da loja avisar quando o produto for retirado para que você possa atualizar o status do pedido.

A informação de qual loja o cliente escolheu para retirar o produto e quem fará a retirada aparece dentro do pedido, no campo Informações adicionais.
Segue print:


Sugerimos que esses dados sejam enviados para a loja a fim de evitar que o produto seja entregue incorretamente.

E-mails Transacionais

Certifique-se de que na sua conta MadMimi os e-mails transacionais foram inseridos os transacionais listados abaixo:

  • pedido-recebido-retire-na-loja

  • pedido-confirmado-retire-na-loja

  • pedido-retirar

  • pedido-retirado

🚩 Você deve atualizar o layout e os dados de contato que estão de marcação.

Como ativar

Para ativar a forma de entrega Retire na Loja, o primeiro passo é cadastrar as lojas que terão essa opção no admin. Siga essas orientações:

1. No seu admin > acesse as Configurações Gerais (símbolo de engrenagem no canto inferior esquerdo) > Locais.


2. Em Locais, clique no + para criar novas lojas.

Informações obrigatórias:
. Nome
. Cidade/Estado
. Endereço
. CEP
. Horário de funcionamento*

*Sem horário de funcionamento a loja não irá retornar como uma opção de Retire na Loja.

🚩 O nome da loja não pode começar com número.

3. Feito esse cadastro, nos envie as seguintes informações por e-mail para ajuda@vnda.com.br:


- Para cada loja, CEP inicial e final da região que deve ter a opção de retirar na loja (ou seja, essa forma de entrega só vai aparecer para os clientes que tiverem cep entre esses).
- Prazo para o produto estar disponível para retirada

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