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Automação de Marketing - Automation
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Como criar fluxos de e-mail automáticos

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Escrito por Equipe Vnda
Atualizado há mais de 3 meses

Automatizar um fluxo de e-mail significa otimizar tempo e recursos, além de garantir que ações importantes serão realizadas. Na plataforma Vnda você pode automatizar diversos fluxos de e-mail que ajudarão na ativação e conversão dos seus clientes.

Para ativar a funcionalidade é fácil, basta clicar no link "Automation" disponível no seu usuário, no inferior da barra da esquerda.. 

Ao abrir a ferramenta Automation, você poderá criar os fluxos da seguinte maneira:

1. Clique no botão "+" para abrir um novo fluxo;

2. Defina um objetivo para seu fluxo, você pode escolher entre as opções:

2.1 Converter pagamento: Alguns clientes esquecem de pagar os boletos gerados, relembre-os com esse fluxo. Com ele, um e-mail lembrando do pagamento do boleto é disparado X dias antes do vencimento (caso o pagamento não tenha sido realizado ainda).

2.2 Incentivar recompra: Fidelizar clientes é uma das principais estratégias de crescimento para sua loja, estimule os clientes a realizar sua segunda compra com esse fluxo. Um email é disparado X dias após a primeira compra.

2.3 Parabenizar pelo aniversário: Presenteie seus clientes no aniversário e os estimule a efetivar a compra.  Esse fluxo possui duas opções:
      2.3.1  Um único email é disparado no dia do aniversário do cliente.
      2.3.2 Um email é disparado X dias antes, no dia e Y dias após o aniversário do cliente.

Obs.: Para esse objetivo você deve ter habilitado a captura de data de aniversário no checkout. Para ativá-la, vá em Admin > Configurações > Checkout > Habilitar "Solicitar data de nascimento?".

2.4 Recuperar carrinho abandonado: Converta os carrinhos abandonados da loja em pedidos. O primeiro email é disparado X minutos depois do cliente sair da loja. Caso o cliente não finalize a compra, o segundo email é disparado X minutos depois do primeiro e, por fim, o terceiro email é disparado X horas depois do segundo email caso o cliente não tenha finalizado a compra.

2.5 Recuperar cliente inativo: Reative seus clientes incentivando-os a realizar a próxima compra. Um email é disparado X dias após a última compra.

2.6 Sugerir complemento ao entregue: Email enviado com sugestões de complemento do último pedido. É disparado X dias depois do pedido entregue.

👉 Obs: Não há como inserir produtos relacionados à última compra do cliente. Utilize esse fluxo para atuar no pós compra, dando dicas para o cliente de como usar o produto ou então o direciona para um campo de novidades / campanhas / sales do site.

3. Customize prazos e mensagens das ações.

Se restou alguma dúvida, olhe o vídeo abaixo:

4. Agora você precisa acessar o seu template de e-mail de carrinho abandonado e personalizá-lo de acordo com o desejado. Para fazer isso, vá em:

  • Admin > configurações > Templates de e-mails e busque pelos e-mails abaixo;

Sobre o conteúdo dos e-mails:

  • O Automation é, principalmente, uma ferramenta de relacionamento entre a sua marca com os seus clientes. Portanto, busque personalizar esses e-mails com imagens atrativas e linguagem personalizada a fim de deixar os usuários do site mais próximos da sua loja. 👊

Observação:

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Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

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