Passar para o conteúdo principal
Como Personalizar os E-mails Transacionais

Entenda como configurar os e-mails transacionais da sua loja no admin

Equipe Vnda avatar
Escrito por Equipe Vnda
Atualizado essa semana

Os e-mails transacionais são fundamentais para o cliente acompanhar o andamento do seu pedido e receber as notificações referentes à sua conta. Eles trazem tranquilidade para o cliente e evitam dúvidas básicas sobre o pedido, prazos e etc.

Além disso, são uma ótima ferramenta de engajamento com a marca, já que é um contato entre você e o seu cliente, que está esperando um retorno sobre sua compra. Por isso, incentivamos que você personalize os e-mails. ✨

💡 Os e-mails são padrão e funcionam como templates. A personalização que sua marca precisa fazer é principalmente no logo, banner e cores.

Nesse artigo você vai ver:

Como personalizar os e-mails

Acesse o admin em Configurações > Mensagens e Avisos > Template de e-mails para customizar os Templates de e-mail.

Clique no botão Configurações para aplicar regras gerais dos e-mails. São elas:

  • Logo

    • Configure seu logo em Configurações > Logo > ícone de lápis;

💡 Insira um arquivo de preferência em SVG. Caso não seja, recomendamos que a imagem esteja em png e tenha as dimensões de 400x400 pixels no máximo.

  • Cor

    • Configure as cores do botão dos seus e-mails em Configurações > Cor;

    • Disponibilizamos a escolha da cor a partir do hexadecimal da cor da marca, para que os botões do e-mail fiquem personalizados.

  • Rodapé

    • Configure em Configurações > Rodapé;

    • Permitimos escolher quais informações deseja inserir no rodapé do e-mail. Essas informações são puxadas do cadastro de Dados da Loja (Admin > Configurações > Dados da Loja).

    • É possível escolher adicionar o endereço, telefone e e-mail da loja.

  • Redes Sociais

    Podem ser inseridos os ícones com o direcionamento para as redes sociais da marca. Os ícones disponíveis são: Instagram, Facebook, Youtube, Twitter (X), Tiktok e Linkedin.

Como personalizar o corpo dos e-mails

O corpo dos templates dos e-mails são padronizados, com os textos e as variáveis disponíveis em cada um deles.

💡 O e-mail de contato listado em cada template é puxado do e-mail cadastrado em "Dados da loja".

Disponibilizamos a possibilidade de configurar um banner no cabeçalho de cada e-mail, um possível texto adicional e um botão de CTA para direcionar a algum link específico.

Para fazer isso, você deve ir em Admin > Mensagens e avisos > Central de Mensagens > clique no e-mail que deseja alterar.

  • Banner no cabeçalho

    É possível inserir um arquivo de imagem nos formatos png, jpg, jpeg, gif, bmp, svg, tiff, respeito o limite máximo de 600 pixels de largura com altura livre.

    Fique a vontade para customizar uma imagem por template e inserir a imagem que desejar para personalizar cada um da melhor forma.

    Insira a imagem desejada > clique em "exibir" e depois em "salvar".

  • Texto adicional

    Liberamos um texto adicional para você inserir o que quiser. Pode colocar um título no topo da mensagem e um paragrafo simples.

    Aqui você pode inserir qualquer texto, seja um aviso, uma mensagem, um alerta o que desejar comunicar em cada um dos templates.

  • Botão

    Nessa etapa você pode inserir um botão para call to action, adicionando o texto do botão e a url para direcionamento do link. Você pode utilizar essa configuração para direcionamento para o site, alguma página específica, um cupom, e diversas outras formas conforme desejar.

Caso prefira não disparar algum e-mail, basta inativar ele na listagem. Uma vez que o e-mail estiver ativo, a partir do gatilho, ele será disparado.

Entregabilidade dos e-mails transacionais

Para que a sua loja não tenha problemas de entregabilidade dos e-mails transacionais, é importante se certificar de que os apontamentos de DNS estão configurados no seu gestor de dominio (ferramenta onde a URL do seu site foi adquirida).

Veja também


Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente pelo email ajuda@vnda.com.br 😉

Não esqueça de deixar seu feedback para sabermos se deu tudo certo :) Basta clicar nas carinhas abaixo.

Respondeu à sua pergunta?